Jogos Paradesportivos do Ceará 2019 começam nesta quarta-feira

10 de abril de 2019 - 17:26 # # # # #

Ascom Sejuv - Texto

As competições seguem até o próximo sábado (13)

O Governo do Ceará realizou na manhã desta quarta-feira (10), na lagoa do Colosso, por meio da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), a abertura dos Jogos Paradesportivos do Ceará em etapa única. As competições seguem até o próximo sábado (13) e contam com a participação de 30 paratletas. Nesta edição dos jogos, serão disputadas 14 modalidades esportivas divididas por faixas de deficiência, sendo elas: Deficiência Física/Motora (Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Bocha Adaptada, Tênis, Stand Up, Basquete em cadeira de rodas, Basquete 3×3, Power Soccer, Futebol de Amputados); Deficiência Intelectual (Atletismo, Natação, Tênis de mesa); Atletas de participação não classificados: 400 m; Deficiência Visual: Atletismo, Natação, Judô , Futebol de 5, Goalball); e Deficiência Auditiva (Futsal).

Na abertura, o secretário de Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, falou sobre o momento de apoio e incentivo aos paratletas do Estado do Ceará. “Os jogos são de extrema importância, trazendo inclusão social a uma parcela da sociedade que normalmente está desassistida, quero ressaltar que nesse ano de 2019 estamos reforçando também os jogos escolares, trazendo modalidades paraolímpicas, estendendo o calendário para o decorrer de todo o ano”, ressaltou.

A paratleta competidora de natação, atletismo e Stand Up, Angelina Caetano, falou sobre a relevância dos Jogos Paradesportivos. “Acho que os jogos são importantes por trazer muitos jovens deficientes para prática esportiva, pois as pessoas acham que a vida acabou por serem deficientes, e o esporte é um grande incentivo pra gente”, pontuou.

Já o paratleta Elielton Simões, competidor de futebol de amputados, atletismo e canoagem relatou a importância da competição. “Os jogos tem uma importância muito grande, pois dá oportunidade a gente que tem deficiência de participar de uma competição importante, é muito legal”, afirmou.

Os Jogos estão divididos em naipes masculino, feminino e misto, conforme a programação. A festa de premiação dos Jogos Paradesportivos será na quinta-feira (17) ás 17h, no CFO.

Ainda estiveram presentes para a abertura oficial, a secretária executiva do Esporte e Juventude, Jade Romero, atletas, familiares e integrantes de entidades, instituições, associações paradesportistas.

Jogos Paradesportivos do Ceará

Os jogos têm como objetivo estimular a prática esportiva das pessoas com deficiência, promover a inclusão social e bem estar, descobrir novos talentos no paradesporto, propiciar a integração entre as entidades representativas dos portadores de necessidades especiais através do esporte, proporcionando ainda aos paratletas à oportunidade de vivenciarem a paz, amizade e o bom relacionamento dentro da competição.

Serviço:

Demais modalidades

Local: Centro de Formação Olímpica (CFO) – Av. Alberto Craveiro – Castelão, Fortaleza – CE

Datas: 10 a 13/04

Futebol de Amputados

Local: Areninha Castelão – Av. Alberto Craveiro – Dias Macedo, Fortaleza – CE

Data: 12/04

Atletismo

Local: Universidade de Fortaleza – : Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE

Data: 13/04

Stand Up abre os Jogos Paradesportivos do Ceará 2019

 

 

Ouça

Nesta edição dos jogos, serão disputadas 14 modalidades esportivas divididas por faixas de deficiência, como destaca o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.