Programa Ceará Atleta vira política pública do Governo do Ceará

11 de abril de 2019 - 17:06 # # # #

Ascom Casa Civil

O Programa Ceará Atleta agora é política pública no Estado do Ceará. O projeto de lei foi aprovado nesta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa, e vai garantir a oferta de 4 mil bolsas em 2019 aos talentos esportivos do nosso Estado. “Isso evita, a partir de agora, que o programa sofra interrupções nos anos eleitorais, causando alguns desgastes aos beneficiados que vinham recebendo essa bolsa”, pontuou o secretário do Esporte do Estado do Ceará, Rogério Pinheiro.

O Ceará Atleta é um programa da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), que teve inscrições realizadas até fevereiro deste ano. Agora, o processo está na fase de seleção dos atletas. A lei prevê três tipos de auxílios financeiros: o bolsa esporte (para pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social), o bolsa atleta (para atletas e paratletas que já apresentam performance em sua modalidade) e o bolsa monitoramento (para estudantes de graduação de Educação Física e Gestão do Desporto e Lazer).

Os valores de cada nível de desempenho e o período de duração do auxílio serão fixados por ato do Poder Executivo, com base em estudos técnicos. As bolsas tem investimento de aproximadamente R$ 7 milhões. A novidade é a ampliação das vagas também para os atletas paraolímpicos, entre 15% e 20% do total.