Centro de Saúde Meireles abre neste sábado, 13, para vacinar gestantes e crianças

12 de abril de 2019 - 18:31 # # #

Ascom Sesa

O Centro de Saúde Meireles, unidade do Governo do Ceará, vai abrir neste sábado, 13 de abril, das 8h30 às 16h30min, para vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes contra a gripe. A vacina contra a influenza é trivalente. Protege contra H1N1, H3N2 e B/Colorado/06/2017. A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno. No Brasil, devido às diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer variações nas intensidades de sazonalidade da influenza e em períodos distintos nos estados.

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza começou na última quarta-feira, 10, e vai até 31 de maio. Neste primeiro momento crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes devem se vacinar. Do dia 10 de abril até as 10h45min do dia 12 de abril, o Ceará já aplicou 16.210 mil doses, com isso é o primeiro do Nordeste e o 7º do Brasil em vacinação contra a gripe. A vacinação no Amazonas começou antes por causa de um surto no estado do Norte do país. A meta do Ceará é vacinar 2.509.776 pessoas.

Para o restante do público alvo, a vacinação será a partir do dia 22 de abril. São idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

Durante a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, as crianças e gestantes poderão atualizar a caderneta de vacinação, pois todas as vacinas indicadas para esses grupos estão disponíveis nos postos de saúde. Clique aqui e confira o Calendário Nacional de Vacinação 2019.

Para acompanhar a cobertura online da campanha de vacinação é só clicar aqui.