Paratletas do Cepid ganham oito medalhas na Paralimpíada Cearense

12 de abril de 2019 - 17:38 # # # #

Ascom Sejuv

Paratletas integrantes das equipes do Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoa com Deficiência (Cepid), da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), já ganharam as primeiras medalhas na paralímpíada cearense, que acontece no Centro de Formação Olímpica (CFO). Nos primeiros dois dias de competição, que segue até sábado (13), as equipes de tênis de quadra e de mesa em cadeira de rodas conquistaram oito medalhas: três de ouro, três de prata e duas de bronze.

Até agora, foram premiados no tênis de quadra Robério da Silva Cavalcante (ouro), Sílvio Henrique Amado Neves (prata) e Pedro Henrique Câmara de Souza e Francisco Denilson de Souza Sampaio (bronze). No tênis de mesa, categoria 5, Francisca Sandra Ferreira (ouro), Evanaldo dos Santos (prata) e Francisco Johny da Silva Gonçalves (bronze) e no tênis de mesa, categoria 3, Bruno do Nascimento Sombra (prata) e na categoria 2, Vanderson Vasconcelos da Silva (bronze) foram os premiados.

Nesta edição dos jogos paralímpicos estão sendo disputadas 14 modalidades esportivas, envolvendo 30 paratletas, divididos por graus de deficiência.

Os jogos paralímpícos são uma ação do Governo do Estado, no sentido de estimular a prática desportiva das pessoas com deficiência, promover a inclusão social e o bem-estar, bem como descobrir novos talentos. “Estamos muito felizes com estes resultados e pretendemos ganhar mais medalhas”, comemora a coordenadora do Cepid, Regina Tahim.

Cepid

Inaugurado em 2014, o Cepid é uma estrutura multifuncional com capacidade para atender 1.200 jovens e adultos. A unidade dispõe de salas de aulas, laboratórios para capacitação nas áreas de informática, de hotelaria, comércio, serviços administrativos, indústria criativa, bem como cursos de libras. Na área esportiva, o Cepid oferece academia de baixo impacto, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa; e salas de convivência com cafeteria.