Ipece prevê taxa de 2% para o PIB do Ceará em 2019 e passa a publicar análise trimestral para o índice

15 de abril de 2019 - 14:48 # # #

Ascom Ipece

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará em 2019 deve fechar em 2%, abaixo da previsão de dezembro, que era de 2,5%. A queda na estimativa da taxa de crescimento da economia cearense também ocorreu na previsão do PIB nacional, que era de 2,55% (dezembro de 2018), mas agora é de 2,01%, segundo o Boletim Focus do Banco Central. A partir desta previsão, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) passa publicar trimestralmente, junto com o PIB, a estimativa para a taxa de crescimento da economia cearense no ano.

De acordo com o Witalo Paiva, analista de Políticas Públicas do Ipece e um dos autores da Previsão para o PIB Cearense 2019/Março, as projeções serão atualizadas a cada trimestre, em conjunto com a divulgação dos resultados do PIB trimestral, evitando qualquer especulação sobre o índice. “As previsões apresentadas se baseiam nas estimativas obtidas a partir da utilização de diferentes modelos matemáticos e econométricos aplicados a economia cearense. Os modelos consideram um cenário de referência com projeções relativas a 2019 para a economia nacional, os grandes setores da economia e outras variáveis, como a taxa de juros, a taxa de câmbio, a inflação e a taxa de desemprego”, observa.

Ele explica que são utilizados três modelos para a produção das projeções do PIB do Ceará. O primeiro aplica uma metodologia clássica adotada em séries de tempo, composta por variáveis endógenas, como a Taxa de crescimento do PIB do Ceará, Taxa de Crescimento do PIB do Brasil, Taxa de Desemprego no Ceará e a Taxa de Juros Selic. O segundo adota uma abordagem híbrida, combinando o modelo que captura diferentes cenários para variáveis econômicas relevantes, como IPCA, Taxa de Juros Selic, Taxa de Crescimento do Valor Adicionado dos Grandes Setores (Agropecuária, Indústria e Serviços), Taxa de Crescimento do PIB do Brasil, entre outras. Já o terceiro é um modelo matemático derivado do sistema de cálculo do PIB Trimestral desenvolvido e utilizado pelo Ipece na produção das estimativas trimestrais para o PIB estadual. O modelo matemático permite a análise de diversos cenários para o crescimento dos setores da economia cearense.

O documento Previsão para o PIB Cearense tem como autores os analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri (coordenação); José Freire Júnior, Witalo Paiva e Alexsandre Lira e a assessora Técnica Cristina Lima, todos da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), que tem como titular Adriano Sarquis.

Acesse aqui.