Jucec recebe visita técnica da Junta Comercial do Pará

16 de abril de 2019 - 15:25 # #

Ascom Jucec

A Autarquia paraense veio conhecer o sistema adotado pela Jucec

A Junta Comercial do Estado do Ceará, Jucec, autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, recebeu nesta segunda-feira (15/04) a presidente da Junta Comercial do Pará, Jucepa, Cilene Sabino, que veio em visita técnica conhecer o sistema adotado pela autarquia cearense, o Sistema de Registro Mercantil, SRM, bem como as tecnologias utilizadas para o registro de empresas e atendimento ao usuário no Estado.

Para a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, “as ações que foram e estão sendo desenvolvidas no Ceará em relação ao registro mercantil com o objetivo de modernizar e disponibilizar ao cidadão um serviço de excelência, têm contribuindo para que hoje, a Junta do Ceará seja uma referência em âmbito nacional”.

De acordo com a presidente da Jucepa, que esteve na Jucec há um e meio, foi surpreendente ver os avanços alcançados pela autarquia. “Desde a aparência física até o atendimento ao usuário, podemos perceber grande melhoria em todos os aspectos, em relação ao sistema, aos serviços que são praticados aqui, o dinamismo da presidente Carol e o conceito que está sendo aplicado para desburocratizar e dar celeridade ao registro mercantil”.

Sistema de Registro Mercantil

O SRM, hoje presente em outros oito estados, foi produzido para realizar a gestão de todo o processo de registro de empresas e atividades afins na Junta Comercial, de dados das empresas e de todo trabalho que é feito no âmbito do registro empresarial de auditoria e controle. O principal benefício do SRM é automatização dos procedimentos e o registro digital.

A Junta do Ceará foi a primeira do país a substituir o antigo sistema de registro – Siarco, sistema utilizado até 2017 -, pelo SRM, que possibilita o acesso em uma plataforma digital dos principais serviços disponibilizados pela Junta e todo o acompanhamento de processos e dados, se configurando como uma importante ferramenta de gestão.