Domingo de Páscoa “Viva o Parque” no Botânico e no Cocó

17 de abril de 2019 - 15:00 # # # #

Ascom Sema

Neste domingo de Páscoa (21/4), os parques estaduais Botânico e Cocó recebem os visitantes com mais uma movimentada manhã do projeto Viva o Parque. As atividades são gratuitas e têm início às 7h no Cocó, em Fortaleza, e às 8 horas, no Botânico, em Caucaia. A programação prossegue até o meio dia nas duas unidades de conservação (UCs). “Serão muitas atividades e sem limite de faixa etária para participação”, afirma Paulo Lira, gestor do Parque Estadual do Cocó. “São atividades lúdicas para crianças e adultos e ainda vai ter uma surpresa por conta da Páscoa, tanto aqui, como no Botânico”, completa Lira.

Na programação do projeto, como vem acontecendo aos domingos, tem aeróbica, ioga, biodança, tai chi chuan, dança de salão, capoeira, slackline, apresentações culturais, dança, música, brincadeiras infantis, jogos coletivos (corrida de saco, carimba e bandeirinhas) e passeios nas trilhas, dentre outros. O Viva o Parque é uma iniciativa do Governo do Estado, realizada por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e desde 2016 ocorre no Cocó e agora também, no Botânico. “O objetivo é reaproximar a população cearense da natureza promovendo atividades de lazer e entretenimentos em áreas verdes públicas”, afirma o titular da SEMA, Artur Bruno.

O projeto Viva o Parque proporciona aos visitantes mais radicais, nas manhãs de domingo, no Cocó, a prática do arvorismo, assim como no sábado (de 8h às 17h). “Devido ao feriado da Páscoa, vai ter arvorismo na sexta-feira também”, lembra Paulo Lira. No Botânico não tem arvorismo, mas tem o famoso pedalinho no lago, o parquinho infantil, escalada e ainda a distribuição de mudas,” explica George Feijão, gestor do Botânico. Em caso de chuva, a escalada e o pedalinho serão suspensos, assim como o arvorismo, no Cocó.

Parque Botânico

O Parque Botânico, localizado às margens da rodovia CE-090, conta com 6km de trilhas e uma vasta diversidade de fauna e flora. Devido à sua variedade ecológica a UC é muito utilizado para a realização de ações de educação ambiental, tanto por escola como por grupos e afins. Destaque também para o meliponário, orquidário, museu, xiloteca, espelho d’água, horto medicinal e banco de germoplasma e viveiro de mudas. Para outras informações sobre o funcionamento do Parque, como agendamento de visitas e dúvidas, ligar para: (85) 3368.9452.

Parque Estadual do Cocó

Com 1.571 hectares e uma grande variedade de ecossistemas, com trilhas e espelhos d’água, em meio a uma rica diversidade de flora e fauna, o Parque Estadual do Cocó é um dos maiores parques urbanos do mundo. Em 2017 decreto do governador Camilo Santana cria o Parque Estadual do Cocó que passa a ser Unidade de Conservação de Proteção Integra. Para outras informações sobre o funcionamento do Parque, como agendamento de visitas e dúvidas, ligar para: (85) 3234.3574.

Serviço

Projeto Viva o Parque (Entrada Gratuita)

Quando: Domingo, dia 21 de abril de 2019

Onde: Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza

Hora: 7h às 12h (domingo)

Onde: Parque Estadual Botânico, em Caucaia

Hora: 9h às 12h