Cagece investe em planta de energia solar para produção de energia limpa

24 de abril de 2019 - 15:53 # # # # #

Olhando para o desenvolvimento sustentável, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está investindo na instalação de uma planta de energia fotovoltaica, com o objetivo de produzir energia limpa para utilizar na própria empresa. O equipamento, em processo de instalação no prédio anexo à sede, no bairro Vila União, vai diversificar a matriz energética não só dessa instalação, mas também da loja modelo da companhia, localizada no bairro Aldeota.

A iniciativa é sustentável porque gera energia limpa a partir da luz solar, uma fonte renovável. Quando estiver concluída, no final de abril, a planta terá uma potência instalada de 74,25 kWp, com estimativa de geração de 9.975kWh/mês, o suficiente para abastecer energeticamente os dois prédios da Cagece.

O sistema funcionará da seguinte maneira: primeiro, as placas da Cagece captam energia solar e abastecem o prédio, o que não for consumida será injetado na rede da distribuidora Enel. Através de um sistema que age por compensação, a energia excedente gerada é descontada na fatura dos locais escolhidos previamente, por um período de até 60 meses após a geração.

O projeto teve investimento de R$ 455 mil, com retorno financeiro em aproximadamente 5 anos. Com uso responsável da energia, a Cagece alcançará uma economia de R$ 83.649,60 por ano.

O sistema de energia solar terá ainda como diferencial, a capacidade de reter a água no período de chuvas para ser reutilizada. “Junto com o sistema, foi previsto também uma mecanismo para armazenar água das chuvas, que será reaproveitada na irrigação dos jardins da companhia”, explica Michele Aguiar, coordenadora de Eficiência Operacional da Cagece.

Saiba mais

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceira com a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) e com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), projeta também a instalação de sistemas de geração de energia fotovoltaica no Eixão das Águas. Os órgãos autorizaram, por meio de uma PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), a realização de estudos preliminares com o objetivo de validar a utilização de áreas cedidas pelo Governo do Estado para a execução do projeto.