Mais de cinco mil doações de sangue são realizadas durante campanha

24 de abril de 2019 - 13:22 # # # #

Hemoce - Assessoria de Comunicação


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, recebeu 5.601 doações de sangue nos postos de coleta em Fortaleza e no interior do Estado, entre os dias 2 e 21 de abril, durante a campanha de Semana Santa.

Nos 25 dias da campanha Vidas que Salvam Vidas, foram coletadas 3.212 bolsas de sangue somente nos postos de coleta em Fortaleza. No interior do estado, nos hemocentros regionais de Quixadá, Iguatu, Crato, Sobral e Juazeiro do Norte, o número registrado de bolsas doadas foi de 2.389 no período de campanha.

De acordo com a coordenadora da captação de doadores Nágela Lima, o Hemoce atendeu a demanda do feriadão da Semana Santa com tranquilidade. “A gente só tem a agradecer a cada voluntário que tirou um tempinho do dia para ajudar a salvar vidas e esse comprometimento da população com a doação nos ajuda diariamente a manter um serviço de qualidade e satisfatório aos pacientes”, diz.

Doação em grupo

Houve ainda o apoio de diversos grupos de empresas e instituições que se organizaram para a doação de sangue coletiva. Através do programa Caravana da Solidariedade, o Hemoce disponibiliza um carro para buscar e deixar os doadores de sangue. Basta juntar um grupo de amigos no trabalho, na faculdade, na igreja e agendar a visita ao hemocentro.

O agendamento é feito pelo setor de captação de doadores no telefone (85) 3101-2300 e um carro do Hemoce vai até onde o grupo estiver para trazê-los à sede do hemocentro na capital.

Locais de coleta ampliados

Para facilitar o deslocamento dos voluntários aos locais de doação, o Hemoce ampliou os postos de coleta. Em Fortaleza, além das coletas externas itinerantes, uma unidade para os doadores de sangue foi montada dentro do shopping Iguatemi. Funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, para cadastros de doadores de medula óssea e a partir das 15h, recebe a população para doação de sangue. Aos domingos o atendimento inicia às 13h para medula óssea e às 15h para quem for doar sangue.