HSM: Pacientes participam de atividades artísticas e culturais

24 de abril de 2019 - 17:05 # # #

Ascom Sesa

Ainda em clima de Páscoa, o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, realizará uma celebração nesta quinta-feira, 25. O encontro será às 9h30 e terá a participação de pacientes, familiares e colaboradores. As terapeutas ocupacionais conduzirão o evento com orientações sobre o significado da festa cristã. No Elo de Vida, às 10h30, haverá uma palestra com o pastor Nelson Massanbani, da Igreja Batista Central. Em seguida, será servido um almoço especial no refeitório.

Como parte da programação especial de Páscoa, na terça-feira, 23, os pacientes foram convidados a participar de oficinas de artesanato e pintura, realizadas pelas terapeutas ocupacionais do hospital e por um grupo de estudantes de Psicologia. Através da pintura em tela, eles foram estimulados a desenvolverem suas habilidades artísticas. “Esta ação vem se mostrando bastante positiva na estratégia terapêutica desses pacientes, incentivando a inserção desses indivíduos na sociedade e também melhorando sua qualidade de vida”, explica Sandra Coelho, terapeuta ocupacional do HSM.

Outra ação também aconteceu no mesmo dia. No Elo de Vida, unidade do HSM que recebe dependentes químicos para recuperação, os pacientes colocaram a mão na massa e aprenderam a produzir ovos de chocolate. A oficina foi conduzida pela nutricionista do HSM, Vitória Oliveira. “Eles aprenderam a preparar o chocolate, a maneira correta de colocar nas formas e como embalar os ovos para presentear. Foi bem animado e eles participaram efetivamente, interagindo o tempo todo”, comenta.

A coordenadora do Elo de Vida, Sandra Coelho, fez a doação do material para a produção dos ovos, como chocolate em barra, bombons, formas para chocolate e papeis para embalagem. “Vale a pena fazer um esforço e proporcionar momentos como este para os nossos pacientes. Eles se animam e gostam de aprender coisas novas. É muito gratificante”, afirma. Os ovos de páscoa, produzidos pelos pacientes serão entregues aos familiares de cada um deles, durante a festa da Páscoa que desta quinta-feira, 25. Vinícius (nome fictício), que está há um mês no Elo de Vida, aprovou a oficina. “Foi muito bom produzir os ovos de páscoa e, agora, poder presentear minha irmã e minha mãe”, diz.

Benefícios do chocolate

Durante a realização da oficina de chocolate no Elo de Vida, a nutricionista Vitória Oliveira falou sobre os benefícios dessa guloseima que também pode melhorar a saúde mental. Ela explicou que quanto maior teor de cacau mais benéfico se torna o chocolate. “Ele atua, principalmente, como estimulante do sistema nervoso central, liberando o hormônio serotonina, dando sensação de bem-estar”, explica.

O consumo moderado do chocolate amargo ou meio amargo também ajuda a prevenir o câncer, devido a sua riqueza em antioxidantes. De acordo com a nutricionista, o chocolate amargo também faz bem ao coração, diminui a pressão arterial, aumenta o colesterol bom, melhora a função cerebral e protege a pele, por exemplo. Para ter todos os benefícios, basta comer um quadradinho de chocolate amargo ou meio amargo, que são cerca de 6 g por dia. “O consumo deve ser moderado”, reforça Vitória.

Serviço

Páscoa no HSM
Dia: 25 de abril (quinta-feira)
Hora: 9h30 às 13h30
Local: Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto – Rua Vicente Nobre Macêdo, s/n – Messejana, Fortaleza