SPS forma 337 jovens da Rede Cuca

24 de abril de 2019 - 15:13 # # # #

SPS - Assessoria de Comunicação

Os cursos foram realizados pela SPS em parceria com a Coordenadoria de Juventude de Fortaleza

Capacitar e dar novas perspectivas à juventude cearense é um dos focos da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), que, em parceria com a Coordenadoria de Juventude de Fortaleza / Rede Cuca forma mais 337 jovens, através dos Projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades. Os alunos serão certificados, às 15h, no Cuca Mondubim. Na ocasião, a titular da SPS, Socorro França, e o secretário-executivo da Proteção Social da SPS, Francisco Ibiapina entregarão 90 kits de trabalho e pranchas de surfe fabricadas no curso.

“Essa parceria tem uma potência gigantesca, pois contempla o público da periferia e leva as oportunidades para dentro dos bairros onde ainda há vulnerabilidade social. Estamos investindo na formação profissional do povo cearense porque acreditamos no potencial e na garra dos nossos jovens, homens e mulheres que estão na luta diária para entrar no mercado de trabalho” declara Socorro França.

“Os projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades auxiliam na qualificação e fortalecimento da cidadania da juventude cearense. Ficamos muito orgulhosos com esta parceira entre Governo Estadual e Prefeitura de Fortaleza, pois buscamos alcançar um objetivo em comum, que é o bem-estar dos inúmeros jovens”, destaca o coordenador especial de políticas públicas de juventude da Prefeitura de Fortaleza, Júlio Brizzi.

Inclusão Social e Profissional

Os jovens concluíram os cursos de confecção de prancha de surf e assistente administrativo, através da linha Jovem Bolsista, do Primeiro Passo. Por meio do Criando Oportunidades, os alunos concluíram os cursos de cabeleireiro masculino, cabeleireiro unissex, auxiliar de massoterapia, auxiliar de eletricista de instalações, costureiro, mecânica de motos, confeiteiro, atendente de farmácia, maquiagem e assistente administrativo.

De 2015 até agora, foram capacitadas 1.125 pessoas nessa parceria entre SPS e Coordenadoria de Juventude, que vem possibilitando a oferta de diversos cursos dentro da Rede Cuca.

Projetos

O Primeiro Passo qualifica profissionalmente adolescentes e jovens oriundos da rede pública de ensino que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário. A linha Jovem Bolsista atende estudantes da 8ª e da 9ª séries do Ensino Fundamental e Médio ou EJA III e EJA IV, com idade entre 15 e 29 anos. Os alunos recebem bolsa, fardamento, lanche, material didático e participam de cursos de iniciação profissional no período de 3 meses.

O Criando Oportunidades contribui para a consolidação da política de geração de emprego, trabalho e renda do Governo do Ceará, articulada com outras políticas públicas. O público prioritário reúne mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico; trabalhadores sem ocupação e desempregados; trabalhadores autônomos; jovens a partir de 16 anos à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais como pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e LGBTT.

Serviço

Data: 25 de abril (quinta-feira)
Horário:15 horas
Local: Cuca Mondubim, Rua Marlúcia, s/n