Hospital Regional do Vale do Jaguaribe é discutido em Limoeiro do Norte

3 de maio de 2019 - 15:07 # # # #

Ascom Sesa

 

 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou na manhã desta sexta-feira, dia 3 de maio, consulta pública sobre a construção do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), que será o quarto hospital da rede própria estadual no interior do Ceará. O evento realizado no Centro Vocacional Tecnológico, em Limoeiro do Norte, contou com a participação de 130 pessoas.

Houve uma apresentação e um debate sobre o projeto do hospital e sobre os serviços que serão prestados para a Macrorregião Litoral Leste/ Jaguaribe, que conta com 20 municípios (Limoeiro do Norte, Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Potiretama, Pereiro, Quixeré, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas).

“A expectativa da consulta pública é apresentar os impactos que a gente prevê de funcionamento do Hospital Regional, que é um hospital de alta complexidade para dar suporte à macrorregião, que ainda não conta com um equipamento desse porte”, destacou o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.

Além dos secretários executivos da Sesa, Tânia Coelho (Atenção à Saúde) e João Marcos Maia (Planejamento e Gestão Interna), e do assessor direto do secretário, Cláudio Frota, o evento contou com gestores, parlamentares, prefeitos e cidadãos de Limoeiro do Norte, representantes do Ministério Público Estadual, do Conselho Estadual de Saúde, das Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres).

Manifestação da população

A Secretaria da Saúde do Ceará vai receber manifestações dos cidadãos sobre as ações previstas para o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe por meio de um canal exclusivo (ugp@saude.ce.gov.br) que será mantido para esclarecer dúvidas da população.

“Com a implantação do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, vamos trabalhar agora as Macrorregiões, integrando a atenção primária, os hospitais polos e o Regional. Isso vai dar um acesso à população de um atendimento de saúde muito mais qualificado”, explicou o secretário da Saúde do Ceará.

Na oportunidade, foram apresentados o modelo assistencial e o projeto do hospital, em construção no município de Limoeiro do Norte. O projeto é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará II (Proexmaes II). A obra cujo custo é de R$ 121,73 milhões e deve contar com 1.300 profissionais.

HRVJ

O hospital terá 304 leitos, dos quais 236 de internação e 68 de apoio. O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe dará cobertura à população de 532,3 mil habitantes dos 20 municípios da 5ª Macrorregião de Saúde do Ceará. O hospital está em construção na BR 116, no entroncamento entre os municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova.