Consórcio Nordeste no âmbito do Ceará é aprovado na Assembleia Legislativa

7 de maio de 2019 - 18:29 # # #

Ascom Casa Civil

Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (7) a mensagem do Governo do Ceará que ratifica o protocolo de intenções do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, firmado entre os estados nordestinos com o objetivo de unir esforços dos entes federativos da região para o compartilhamento de boas práticas sustentáveis.

Com a implantação da novidade, o Ceará soma esforços com outros estados nordestinos e passa a ter mais força em negociações financeiras. As unidades federativas envolvidas poderão realizar compras conjuntas com o objetivo de reduzir os custos, e também abrem a possibilidade de trabalhar juntos a venda de produtos.

O Consórcio tem como justificativa a busca por aumento na contratação de bens e ações conjuntas, o intercâmbio de informações, trocas de know-how e inovações entre os estados, garantir mais eficiência nos encaminhamentos de agendas e projetos e políticas regionais, ampliação das redes colaborativas, além do fortalecimento de capacidades com a fusão de recursos e sinergias.

A ideia desta união de esforços foi protocolada no Fórum de Governadores do Nordeste realizado no último dia 14 de março, no Palácio dos Leões, em São Luís (MA). Na ocasião, o governador Camilo Santana assinou o documento deliberativo e afirmou que “o consórcio chega para fortalecer e unificar ainda mais a região”. Com a aprovação no Legislativo, Camilo analisa que novos importantes passos serão dados para o desenvolvimento nordestino em sustentabilidade. “É uma grande ferramenta de gestão e compartilhamento de projetos, ideias, apoios mútuos e redução de custos”.

Conforme foi decidido em reunião dos chefes executivos dos estados, em março, o governador da Bahia, Rui Costa, ficará à frente do Consórcio Nordeste por um ano, podendo prorrogar por igual período.