Casa da Mulher Brasileira inaugura Ilha Digital

9 de maio de 2019 - 14:11 # # # # #

A inclusão digital para mulheres que passaram por situações de violência está diretamente ligada à inserção no mercado de trabalho e autonomia econômica. Nesta sexta-feira (10), às 9h, a Casa da Mulher (CMB-CE), equipamento da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), inaugura uma ilha digital para atender este público. A ação é resultado da parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social (Idear).

A ilha digital faz parte do Programa “Computadores Para Inclusão”, do MCTIC. O novo espaço funcionará com dez computadores, e será inaugurado com oficina de informática organizacional para mulheres atendidas pela Casa. Estarão presentes no evento o coordenador geral de articulação do Departamento de Inclusão Digital do MCTIC, Samir Armando Maia, e a secretária-executiva de Política para as Mulheres da SPS, Denise Aguiar.

“O acesso à tecnologia é extremamente importante para que as mulheres que chegam aqui à Casa, passem pelas capacitações e saiam empoderadas e capacitadas para buscar um emprego. Além da conquista da autoestima, por não precisarem depender de ninguém para acessar um computador e fazer seu próprio currículo, enviar e-mails, dentre outras ações que parecem simples, mas são conquistas para cada uma delas”, frisa Denise Aguiar.

Atendimento humanizado

Em dez meses de funcionamento, entre junho de 2018 e abril de 2019, a Casa atendeu e encaminhou 17.834 mulheres, sendo 13.811 em primeiro acolhimento e 4.023 retornos, o que significa uma média de 59 atendimentos por dia. A Casa da Mulher Brasileira é uma das principais ações do Programa “Mulher Viver sem Violência”, lançado em 2013. O equipamento representa um conjunto articulado de intervenções da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, pretendendo a integração de todos os órgãos de enfrentamento à violência contra as mulheres, objetivando prevenir, coibir e eliminar a violência de gênero em todo o País. A unidade do Ceará foi implementada em 23 de junho de 2018, e inaugurada em 14 de dezembro de 2018.

Serviços da Casa

Recepção, Acolhimento e Triagem, Apoio Psicossocial, Delegacia Especializada, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, Promoção da Autonomia Econômica, Central de Transporte, Ilha Digital e Brinquedoteca.

Data: 10 de maio (sexta-feira)
Horário: 9h

Local: Rua Tabuleiro do Norte com Teles de Sousa, bairro Couto Fernandes;