Gestores da Sefaz conhecem tecnologias usadas contra o crime

9 de maio de 2019 - 10:59 # # # # # # #

Ascom Sefaz

Gestores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) visitaram, nesta quarta-feira (08/05), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) para conhecer as ferramentas tecnológicas que estão sendo utilizadas para reduzir os índices de violência no Estado.

Uma das soluções apresentadas pelo titular da SSPDS, André Costa, foi o Big Data “Odin”, sistema capaz de analisar, em alta velocidade, cerca de 3 mil tipos diferentes de dados, que ficam à disposição dos gestores por meio de um painel analítico chamado Cerebrum. A tecnologia foi criada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a SSPDS.

O professor doutor da UFC e integrante do grupo que desenvolveu o Big Data, José Antônio Macêdo, disse que a ferramenta é um suporte, mas não resolve sozinha os problemas. “É preciso estratégia. O sucesso desse projeto se deve às parcerias”, ressaltou.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela SSPDS e demonstrou interesse em compartilhar a solução tecnológica visando o combate da sonegação fiscal. ”A parceria que estamos construindo com a SSPDS e a UFC, certamente, trará resultados expressivos para o nosso Estado. A segurança pública é um case de sucesso e a Sefaz já tem bastante maturidade em Tecnologia da Informação. Essa troca só pode ser exitosa”, enfatizou.

O grupo também conheceu a estrutura da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que recebe cerca de 16 mil ligações por dia e integra 13 órgãos de atendimento emergencial, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.

Participaram ainda do encontro a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado; o titular da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Vieira Lira; e cerca de 15 gestores fazendários.