Governo do Ceará participa da IV Edição do Ceará Fashion Trade (CFT)

15 de maio de 2019 - 11:48 # # # # #

Ascom da Adece

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) participa, de 14 a 16 de maio, da quarta edição da feira setorial da moda Ceará Fashion Trade (CFT), no Centro de Eventos do Ceará. O evento vai reunir amplos debates sobre o setor, consolidando o Ceará como um dos maiores e principais polos confeccionistas do país, além da convergência dos setores têxtil, de confecções, de calça dos e aviamentos.

Nesta terça-feira (14), na abertura da feira, o secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Élcio Batista, e membros de entidades representantes do setor visitaram o stand da Adece, que está divulgando as potencialidades do Estado para os investidores, empresários e público que participa do evento.

Durante a abertura, Élcio falou sobre os desafios do setor e destacou a necessidade de investir em sustentabilidade para inovar no mercado. “Não dá pra deixar de falar em inovação e não para a gente pensar nossa sociedade sem falar de sustentabilidade de forma ampla, ou seja, tocando em todos os setores”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil do Ceará.

Durante a feira, as empresas atacadistas e de pronta entrega dos setores feminino, masculino, infantil, moda íntima, praia, fitness, surfwear, jeanswear, calçados e bolsas, serviços, acessórios, têxtil e aviamentos terão a oportunidade de promover suas coleções junto aos compradores de lojas multimarcas, magazines, lojas especializadas e redes atacadistas, além de atuar junto a representantes, corretores e compradores autônomos.

A CFT promove um ambiente de interação com base em negócios positivos para as empresas expositoras e os compradores nacionais e internacionais presentes, contando com 60 marcas expositoras que apresentarão seus produtos e estarão abertas para encontros de negócios com compradores, representantes comerciais, corretores e profissionais de estilismo, marketing, gestores de moda e imprensa especializada e influenciadores digitais. As empresas cearenses ocuparão os 100 estandes da feira com o mais completo mix de segmentos, indo da moda feminina, masculina e infantil à lingerie e moda praia; da moda plus size às roupas de dormir; da moda fitness ao setor de bolsas, calçados e acessórios e aviamentos.

Dados sobre o mercado

O mercado da moda cearense iniciou 2019 com ritmo acelerado e buscando um novo momento econômico e com vistas a recuperar espaço e protagonismo no cenário brasileiro. Atualmente, o Ceará ocupa a quinta colocação nacional, com faturamento líquido de R$ 3,6 bilhões. Segundo dados do Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o mercado setorial cearense de vestuário gera cerca de 110 mil empregos formais, o que representa 9,5% da mão de obra nacional e 37,5% em relação à participação industrial local. No total são 2.999 estabelecimentos, sendo 26 de grande porte, 161 médio, 713 pequeno e 2.069 micro empresas.