Seminário discute violência sexual contra crianças e adolescentes

15 de maio de 2019 - 16:44 # # # #

Ascom da SPS

Trabalhar na formação de uma rede de proteção social no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Esse é o objetivo do II Seminário estadual sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos promove, nesta sexta-feira (17), a partir das 9h, no Hotel Romanos, em Messejana. O evento conta com a presença da titular da SPS, Socorro França.

O seminário, que acontece no dia anterior ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), deve reunir cerca de 400 pessoas que compõem a rede de assistência social em todo o Estado. Participarão técnicos dos Centros de Referências Especializado de Assistência Social, prefeituras e secretarias municipais de assistência social de todos os municípios cearenses.

Como explica Heurenice Moura, orientadora da célula de média complexidade da SPS, o evento é um momento realizado em alusão ao dia nacional de enfrentamento à violência sexual que traz à tona um tema que é trabalhado ao longo de todo o ano. “Esse evento é a chance de reunirmos toda a rede dos municípios e discutir temas essenciais a esse enfrentamento”, destaca Heurenice.

Para a titular da SPS, Socorro França, há muita delicadeza ao tratar do tema, tanto para profissionais como para as vítimas da exploração e do abuso. “Sabemos que há subnotificação, mas mais que isso há desconhecimento das próprias vítimas sobre o que estão vivendo. É preciso encontrarmos caminhos para chegarmos a elas e rompermos esse ciclo de violência”, destaca a secretária.

Durante a manhã, o evento debaterá a chamada escuta protegida, criada na lei 13.431/2017, que significa uma medida de proteção das vítimas na apuração do caso em implantação nos estados. O debate terá a presença de representante do Ministério da Cidadania e do promotor de Justiça, Hugo Mendonça. À tarde, o tema é a rede de proteção social no enfrentamento a exploração de crianças e adolescentes como uma das piores formas de trabalho infantil.

Serviço

II Seminário estadual sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes
Data: 17 de maio, às 9h
Onde: Hotel Romanos (R. Padre Pedro de Alencar, 2012 – Messejana)

 

Ouça

O seminário vai reunir as pessoas que compõem a rede de assistência social em todo o Estado, como explica a secretária Socorro França.