Teatro Carlos Câmara abre inscrições para composição de sua programação

16 de maio de 2019 - 09:11 # # # #

Ascom da Secult

Os selecionados integrarão, de junho a novembro de 2019, os programas “Cenação, Tradição Integrada, Canto Popular” da Ocupação Tradição – Do Cariri à Fortaleza.

O Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (Secult), abre inscrições para a composição de sua programação visando a seleção de projetos artísticos que integrarão os programas e ações culturais da Ocupação Tradição – Do Cariri à Fortaleza, a ser realizada entre os mêses de junho e outubro de 2019, pela Associação Movimentos, instituição selecionada através do Edital de Chamamento Público para Seleção do Programa de Ocupação Artística e Cultural do Teatro Carlos Câmara – 2018. As inscrições ocorrem no período de 15 de maio a 17 de junho de 2019 e podem ser feitas através desse link

Um total de 28 (vinte e oito) propostas serão selecionadas para a prestação de serviços artísticos do projeto Ocupação Tradição – Do Cariri à Fortaleza. As propostas integrarão os programas: Cenação (Artes Cênicas); Tradição Integrada (Artes Visuais, Fotografia e Audiovisual) e Canto Popular (Música, Tradição, Cultura Popular, Povos de Terreiro, Povos Indígenas). conforme a natureza dos programas e ações.

“Das cinco ocupações já realizadas pela Secult, para o Teatro Carlos Câmara, é a primeira a selecionar uma Associação do interior do Estado, especificamente, de Juazeiro-Cariri. É exatamente por isso que trazemos o nome da Ocupação do Cariri à Fortaleza. A ideia não é impor o Cariri aqui, mas propor um intercâmbio, uma troca de afetos. Fazemos este trajeto de 530 quilômetros, passando por outras cidades, e queremos contemplar todo o Ceará. As inscrições são abertas para qualquer grupo e projetos do Estado”, ressalta a Beth Fernandes, coordenadora geral da Ocupação. Complementando que a Associação Movimentos trará a sua identidade, sua cara, pois existem várias ações como contrapartida que estão viabilizando dentro da ocupação, inclusive projetos consolidados no Cariri, que vem sendo realizados por 7 anos, a exemplo do Canto de Reis, que é um Festival de Tradição em que se trabalha o Folguedo do Reisado.

“Além destas novidades, a Ocupação trará a Mostra Cinema de Fronteiras que exibirá filmes Turcos dentro do Projeto Terreiros de Fronteiras, onde teremos um Intercâmbio Internacional com a presença de Diretor e Músico vindos da Turquia para apresentar seu trabalho dentro do Carlos Câmara. Então, tem uma série de ações que a gente está viabilizando dentro da própria ocupação”, destacou a coordenadora geral.

Outro diferencial desta ocupação é que traz inúmeros produtos de diversas linguagens, que irão compor as semanas na programação, tais como a semana do Cenação, que contempla as Artes Cênicas, o Programa do Canto Popular, que vai contemplar a terreirada cearense e os grupos de folguedo, a literatura de cordel, bem como outra semana dedicada às Artes Visuais, com o programa Tradição Integrada que reúne as artes visuais, fotografia, o audiovisual, as mostras de cinema. “Estamos numa expectativa muito boa para estes meses de ocupação. Temos diversos parceiros que se aproximaram e que contaremos com eles na realização deste trabalho que passa do Cariri à Fortaleza”, finalizou Beth Fernandes.

Como se inscrever:

As inscrições ocorrem no período de 15 de maio a 17 de junho de 2019, sendo gratuitas e realizadas, exclusivamente, online através do sítio eletrônico http://editais.cultura.ce.gov.br, por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição.

É importante lembrar que, o(a) candidato(a) antes de se inscrever deverá realizar ou atualizar o cadastro no Mapa Cultural do Ceará com o perfil de Agente Individual (Pessoa Física) e posteriormente Agente Coletivo (Pessoa Jurídica), se for o caso. Informamos que os Agentes Individuais e Coletivos cadastrados nos Mapas Municipais (Juazeiro do Norte, Chorozinho, Sobral, Fortaleza e Guaramiranga) estão automaticamente integrados ao Mapa Cultural do Ceará, não havendo necessidade da realização de um novo cadastro.

Quem pode participar:

Podem se inscrever no presente edital: a) Pessoa Física, maior de 18 (dezoito) anos, residente e domiciliada no estado do Ceará e com atuação no campo artístico cultural, que se inscrever individualmente, porém, após aprovação de seus projetos, deverão apresentar, no período da contratação, a documentação de representante pessoa jurídica, para fins de recebimento do cachê, nos termos do item 6 da convocatória; b) Microempreendedor Individual (MEI) com proposta artística individual, não podendo este representar outro artista, grupo ou coletivo, e deverá, obrigatoriamente, ter em seu cadastro profissional a Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) compatível com a área de atuação da proposta inscrita neste edital; c) Pessoas Jurídicas de Direito Público e Privado, com sede e foro no estado do Ceará, há pelo menos 02 (dois) anos, e que apresentem expressamente em seus atos constitutivos finalidade ou atividade de cunho artístico e/ou cultural, devendo, obrigatoriamente, ter em seu cadastro profissional a Classificação Nacional de Atividade Econômica – CNAE compatível com a área de atuação da proposta inscrita neste edital.

Vale ressaltar que, no caso da participação de artista(s) menor(es) de 18 anos na proposta, o proponente deverá apresentar documento, após a seleção, que comprove a autorização dos pais e/ou responsáveis. É vedada a participação, nesta convocatória, de membros da Curadoria Artística, membros da Associação Movimentos e dos servidores, funcionários ou membros do Teatro Carlos Câmara, da Secretaria da Cultura, bem como seus cônjuges, ascendentes e descendentes em qualquer grau.

Os projetos inscritos serão analisados por uma curadoria artística composta por três curadores, pela coordenação do Teatro Carlos Câmara e por membros da Associação Movimentos, a partir das diretrizes destacadas nesta convocatória.

Após a divulgação do resultado final, os proponentes selecionados terão 15 dias para enviar ao email: ocupacaotradicao.tcc@gmail.com a documentação listada nesta Convocatória, além de outros documentos que, eventualmente, se façam necessários para o cadastro no Sistema de Convênios e Congêneres do Estado do Ceará (Siconv).

Ocupação Tradição – Do Cariri à Fortaleza

A Associação Movimentos, é uma associação (Pessoa Jurídica de direito privado sem fins lucrativos) de duração indeterminada, de caráter cultural, composta por número limitado de associados, com sede do Município de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, com sede, na Rua Sargento Josias Pedrosa, nº 278, Bairro Santo Antônio. Vem há 7 anos desenvolvendo projetos culturais e artísticos com foco em intercâmbios e trocas culturais. Traz em seu currículo projetos como Terreirada Cearense, iniciado no Rio de Janeiro, e Terreiro de Fronteiras – Brasil Turquia realizado em 11 cidades da Turquia incluindo Istambul e Ancara.

Os grupos selecionados nesta inscrição para participar da RESIDÊNCIA ARTÍSTICA integrarão a programação cultural do Teatro Carlos Câmara, de junho a novembro de 2019, através dos presentes os programas:

Programa Cenação: que terá como fio condutor desta ação, a linguagem das Artes Cênicas, sendo o eixo central da ocupação, dado a natureza do espaço. O programa contempla as atividades de RESIDÊNCIA ARTÍSTICA para espetáculos adultos e APRESENTAÇÕES DE ESPETÁCULOS adultos e infantis. Os grupos selecionados para participar da RESIDÊNCIA ARTÍSTICA terão uma programação de 08 (oito) dias com atividades formativas e, ao final, uma apresentação, intitulada CABARÉ TRADICIONAL. Serão contemplados grupos do Ceará que participarão de encontros com grupos nacionais convidados, baseados nos trabalhos e estéticas que comunguem à pesquisa sobre tradição e suas releituras.

Os proponentes de espetáculos infantis, poderão inscrever também, caso desejem, uma oficina de, no mínimo, 4h (quatro horas) de duração voltada para o público infantil para qual será acrescido um valor no cachê da apresentação conforme convocatória.

Programa Tradição Integrada: nele será realizado um intercâmbio com as linguagens de Fotografia, Artes visuais e Audiovisual, sendo selecionadas 05 (cinco) atividades para as ações de formação nas áreas de Fotografia e Arte Visuais (minicursos, oficinas e workshops) e 02 (duas) mostras de Audiovisual.

Programa Canto Popular: Aqui serão agraciados os grupos musicais e os de tradição do estado do Ceará em intercâmbios de atos festivos de raízes. Este espaço também abrigará feiras tradicionais e de gastronomia. Para ele serão selecionados 06 (seis) grupos musicais que irão compor a programação do projeto Terreirada Cearense realizado uma vez por mês.

Caso haja vacância em alguma das categorias previstas nos Programas acima descritos nesta Convocatória, a Comissão de Avaliação e Seleção poderá remanejar propostas de outras categorias para assegurar o preenchimento do número total de vagas disponíveis, desde que no mesmo Programa. Para isto, observará a pontuação correspondente entre os suplentes.

SERVIÇO:

Ocupação Tradição – Do Cariri à Fortaleza (junho a outubro de 2019)
Inscrições abertas para a composição de programação do Teatro Carlos Câmara
De 15 de maio a 17 de junho de 2019
Pelo site: http://editais.cultura.ce.gov.br