Cursos profissionalizantes da Cagece são alternativa de capacitação para mercado de trabalho

17 de maio de 2019 - 09:58 # # #

Ascom Cagece

Para quem busca capacitação profissional e quer ficar em dia com as exigências do mercado de trabalho, uma boa opção é participar de um dos cursos profissionalizantes ofertados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Há 16 anos, a companhia oferece, mensalmente, opções de cursos gratuitos para a população. A iniciativa faz parte do Programa de Capacitação e Inclusão Digital da companhia que beneficia, em média, cerca de mil pessoas por ano.

De acordo com a coordenadora de Responsabilidade e Interação Social da Cagece, Waleska Gurgel, o objetivo do programa é contribuir para a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, por meio da capacitação profissional gratuita. Waleska explica que o programa de capacitação é importante para a comunidade, já que não há custos e possibilita uma forma de qualificação para ajudar na inserção ao mercado de trabalho.

Ainda segundo a coordenadora, o programa traz impactos positivos. “Nosso objetivo é qualificar as pessoas. Apesar de não encaminhar diretamente para uma vaga no mercado de trabalho, buscamos incentivar as pessoas e oferecer um diferencial a elas, dando a oportunidade de se capacitarem em cursos variados ministrados por instrutores da Cagece”, conclui.

Nos últimos anos (2015 a 2018), a companhia ofertou um total de 185 capacitações abertas ao público. Ao todo, 3.740 pessoas em Fortaleza foram beneficiadas nas 12 modalidades de capacitação ofertadas pela companhia. Entre elas: Atendimento ao Cliente, Excel Avançado, Auxiliar Administrativo, Operador de Caixa, Informática Básica, Redação, Bombeiro Hidráulico, entre outras.

Todas as formações realizadas pela Cagece são ministradas por profissionais do próprio quadro da companhia. Até o fim do ano, a companhia deverá concluir a formação de 40 turmas nos diversos cursos.

Como participar

Para participar dos cursos basta retirar uma carta de encaminhamento em uma das unidades do Sistema Nacional de Emprego e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (SINE-IDT) e se dirigir até à sede da Cagece, na data marcada para a matrícula, que acontece no dia 25 deste mês, das 08h às 11h, na sede da companhia com atendimento realizado por ordem de chegada.

No ato da matrícula é necessário portar a carta de encaminhamento, ter idade mínima de 16 anos e apresentar os seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino fundamental, identidade, CPF e comprovante de residência. Para os alunos que já realizaram os cursos na companhia, basta apresentar o certificado de participação do curso realizado anteriormente pela Cagece.

Serviço

Mais informações acesse o site da Cagece

Local de matrícula: A sede da Cagece fica na avenida Dr. Lauro Vieira Chaves, 10 – bairro Vila União

Cursos ofertados

Hardware (25 vagas)
Período: 06 a 28 de junho de 2019
Horário: Segunda a sexta-feira de 17h15 às 19h15h, e aos sábado de 08h às 12h

Operador de Caixa (30 vagas)
Período: 17 a 28 de junho de 2019
Horário: Segunda a sexta-feira de 17h15 às 20h15

Eletricidade Básica (30 vagas)
Período: 03 a 09 de junho de 2019
Horário: Segunda a sexta-feira de 17h15 às 20h12; sábado e domingo de 08h às 17h

Logística Básica (30 vagas)
Período: 10 a 21 de junho de 2019
Horário: Segunda a sexta-feira de 17h20 às 19h20