Governo entrega certificados de qualificação profissional pelos CITS e anuncia mais de 4,7 mil vagas para 2019

17 de maio de 2019 - 18:51 # # # #

Ascom André Victor Rodrigues
Marcos Studart Fotos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), capacitou 1.800 pessoas nos cursos de qualificação profissional dos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) em 2018 na Capital. Nesta sexta-feira, o governador Camilo Santana entregou 2.215 certificados a turmas formadas pela ação, em evento no CITS São Bernardo, no bairro

Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou que serão disponibilizadas, a partir do próximo dia 27, 1.680 vagas de qualificação e outras 3.040 para atividades socioesportivas em 2019. Muitos graduados nesta sexta-feira realizaram mais de um curso no ano ou receberam certificados referentes a anos anteriores, totalizando os 2.215 agraciados.

O ginásio do CITS São Bernardo reuniu jovens e adultos que se dedicaram, durante o ano passado, a aprendizados em ofícios de design de sobrancelhas, modelista e costureiro em moda íntima, organização de eventos, cabeleireiro, dentre outros. A formação ocorreu nas sete unidades dos CITS geridas pela SPS, todas localizadas em Fortaleza.

Camilo Santana destacou a importância de o Governo do Ceará investir para que, de forma gratuita, os cidadãos cearenses tenham a justa oportunidade de estudar uma área de atuação profissional, e assim garanti-los um futuro melhor.

“Essa ação dá a oportunidade das pessoas se qualificarem e poderem competir por um emprego no mercado de trabalho. Dá o conhecimento necessário para o cidadão ter sua atividade e ter a sua renda. É um grande programa que o Estado tem, que está beneficiando de jovens a idosos, gente de todas as idades. Para 2019 traremos mais de 4 mil vagas com o objetivo de ampliar a política e beneficiar ainda mais cearenses”, afirmou. Também participaram do evento a titular da SPS, secretária Socorro França, e os deputados estaduais Evandro Leitão e Jeová Mota.

Carreiras alavancadas

O depoimento de quem passou pelas salas de qualificação dos centros aponta para um caminho amplo de oportunidades que se abre no mercado de trabalho. É o que testemunha a fortalezense Estela Ellen, 19, certificada pelo curso de Informática Básica e Avançada. Graças aos conhecimentos adquiridos no computador, ela se firmou no emprego de vendedora.

“Essa certificação do CITS é muito importante para nós conseguirmos uma melhor colocação enquanto profissional. Eu pude, por exemplo, me aperfeiçoar no Excel, que achava antes muito difícil, mas que a capacitação me faz hoje dominar com facilidade. Isso e outras aulas me trouxeram um diferencial”, conta.

Novidades

Para a nova leva de cursos a ser ofertada em 2019, o Governo do Ceará acrescentou mais áreas de atuação no programa. Libras, logística, marketing e vendas, e atendente de consultório médico estão entre estes. Outros já procurados continuam na lista, como auxiliar em massoterapia, mecânica de motos, depilador, cabeleireiro e confeiteiro.

 

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou a importância do investimento para que, de forma gratuita, os cidadãos cearenses tenham oportunidade de estudar uma área de atuação profissional e  garantir um futuro promissor.