Secitece realiza solenidade de lançamento da Feira do Conhecimento 2019

17 de maio de 2019 - 17:13 # # # # #

Ascom Secitece

Com programação gratuita, a FdC3 terá quatro dias de atrações em diversas áreas da tecnologia, visando receber 15 mil pessoas

A Feira do Conhecimento 2019 – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios foi lançada nesta quinta-feira (16/5), no auditório do Museu da Fotografia de Fortaleza, com a presença de representantes do governo, academia e setor empresarial. A terceira edição da feira está marcada para os dias 16 a 19 de outubro, e ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e Instituto Centec.

Com programação totalmente gratuita, a Feira do Conhecimento reunirá atrações em diversas áreas, como robótica, games, inovações científicas, smartups, rodadas de negócios, e palestras com nomes de peso no cenário da ciência e tecnologia. A expectativa é receber mais de 15 mil pessoas, superando o evento do ano passado, que levou 13 mil visitantes para o Centro de Eventos.

Para o secretario da Secitece, Inácio Arruda, a realização da feira é reflexo dos investimentos e avanços do Ceará no campo do conhecimento. “Nós somos grandes produtores de ciência, tecnologia e inovação. Temos gente preparada! A feira é a base para expor nossa capacidade, e isso é muito positivo e importante. Vamos mostrar o papel destacado da nossa pesquisa científica, o papel das universidades e como integrá-las às empresas e sociedade.”

Nova Estrutura

A novidade para a terceira edição da feira ficará por conta de um palco 360° graus, multiuso, onde ocorrerão até 3 eventos simultâneos que utilizam a tecnologia silent, fones de ouvido para os espectadores que permitem que eles escutem diretamente a palestra escolhida. A feira ocorrerá no pavilhão oeste, voltado para a avenida Washington Soares, e contará com 7,5mil m² de exposição, 400 horas de conteúdo e 170 expositores.

Programação

Com programação gratuita, a terceira edição da Feira do Conhecimento reunirá atrações em diversas áreas da CT&I, robótica, jogos digitais, inovações científicas, seminários, corrida de drones, hackathon, rodadas de negócios, apresentações culturais e muito mais.

Também já estão confirmados os seguintes nomes na programação: Bráulio Bessa, poeta e cordelista, com a palestra “A arte de empreender”; Silvio Meira, cientista, professor e empreendedor, que falará sobre “Gente Digital: os líderes do futuro”; Camila Farani, investidora e um dos “tubarões” do programa Shark Tank Brasil, com a palestra “Como vencer tubarões”; e Lia Medeiros, cientista brasileira que faz parte do projeto que divulgou a primeira imagem de um buraco negro, falando sobre “uma viagem para o buraco negro”.

A FdC3 também trará novamente ao Centro de Eventos o grupo “Ciência em show”, espetáculo onde a protagonista é a ciência. Numa apresentação divertida, os apresentadores interagem com a plateia através de experimentos ao vivo, numa explosão de conhecimento para toda a família.

Eventos parceiros

A feira contará com eventos parceiros ocorrendo durante a programação, como o Maker Challenge, Mulheres e Ciência, Fofa XP, Demoday, Space Apps da Nasa, onde equipes buscam soluções tecnológicas para a agência espacial, e o Termoph Battle, uma modalidade de simulação real do jogo de futebol online Fifa, onde participam times divididos em 11 jogadores.

Como participar

O público-alvo do evento é formado por jovens empreendedores, empresários, estudantes, professores e pesquisadores, profissionais da área de tecnologia, gestores e comunidade em geral. O acesso do visitante é gratuito, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site e retirar sua credencial no dia do evento.

Como expor

As empresas e instituições interessadas em expor na feira poderão ter mais detalhes sobre os espaços disponíveis e as cotas de patrocínio no site do evento. Os expositores terão a oportunidade única de mostrar seus produtos, serviços, projetos e pesquisas inovadoras para um público interessado em ciência e tecnologia, potencializando o networking e a formalização de negócios.

Participaram da cerimônia de lançamento da FdC 2019 o reitor do Instituto Federal do Ceará, Virgílio Araripe, o presidente do Centec, Silas Alencar, o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, o presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Fiec, Sampaio Filho, a diretora do polo de inovação da Emprapii, Cristiane Borges, João Nelson Miranda, da Uniesp, o deputado estadual Queiroz Filho, e representantes da UECE e da Embrapa, destacando a aliança entre governo, academia e setor produtivo.

Serviço

Feira do Conhecimento 2019 – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios
Data: 16 a 19 de outubro
Horário: 14h às 21h / Sábado: 10h às 19h

Local: OCentro de Eventos do Ceará
Inscrições: www.feiradoconhecimento.com.br
Entrada Franca