Semana da Biodiversidade começa neste domingo, no Parque Estadual Botânico

17 de maio de 2019 - 09:00 # # # #

Ascom da Sema


Neste domingo (19), às 9h, no Parque Estadual Botânico, em Caucaia, será iniciada a Semana da Biodiversidade 2019, uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O evento acontece de 19 a 26 de maio e envolve todas as unidades de conservação (UCs) estaduais. Na abertura, haverá a entrega da biblioteca Antônio Renato Aragão totalmente requalificada; apresentação artística pelos alunos da escola indígena Aba Tabepa, além de apresentação dos projetos do Parque e inauguração do Pátio de Compostagem e do viveiro de mudas reformado. Na oportunidade, estarão ocorrendo as atividades de cultura e lazer do projeto Viva a Natureza, entre 9h e 12h: massoterapia, zumba, escalada fixa, arvorismo, brincadeiras infantis tradicionais, doação de mudas, cama elástica e pintura facial, entre outras.

Em 22 de maio se celebra o Dia Internacional da Biodiversidade. Nas ações deste ano, a Coordenação de Biodiversidade da Sema vai contemplar os Resíduos Sólidos, tema escolhido para trabalhar no decorrer de 2019. Adotar hábitos sustentáveis no dia a dia, como praticar a coleta seletiva, ajuda a reduzir os impactos ambientais, sociais e econômicos que uma sociedade provoca ao meio ambiente natural e consequentemente à biodiversidade.

Segundo o titular da Sema, Artur Bruno, o intuito é “conscientizar a sociedade local de forma a contribuir para a melhoria contínua da gestão dos resíduos e consequente preservação das nossas espécies”. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a questão e celebrar a diversidade biológica no Ceará, a Cobio e suas células de Gestão das Unidades de Conservação (Ceguc), de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib) e de Políticas de Fauna e Flora (Ceflor), elaboraram uma extensa programação. De acordo com a coordenadora da Cobio, atividades como observação de pássaros, trilhas, oficinas, doação de mudas, limpeza de praia e cinema ambiental entre outras, acontecerão em vinte UCs.