Aberta no Parque Estadual Botânico do Ceará a Semana da Biodiversidade 2019

20 de maio de 2019 - 10:30 # # #

Assessoria de Comunicação da Sema

A solenidade de abertura da Semana da Biodiversidade 2019 foi realizada na manhã deste domingo (19/5), no auditório do Parque Estadual Botânico do Ceará. A edição, que vai até o próximo dia 26 de maio, celebra a diversidade biológica. “Temos de o privilégio de viver no país que tem a maior biodiversidade do mundo, devemos preservar esses recursos naturais”, disse Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

Em seguida o gestor do Botânico, George Feijão, fez uma apresentação sobre o histórico e ações que a unidade de conservação (UC) vem realizando ao longo de 20 anos. “O parque foi criado pelo ambientalista Antônio Renato Aragão”, relembrou. Inaugurado em junho de 1998, o local serve, de habitat para diversas espécies nativas da nossa fauna e flora. Feijão relembrou metas definidas por Aragão, “naquela época”, quando já projetava que a área protegida poderia produzir 250 mil mudas. “Hoje é um dia muito importante, quando homenageamos também, o idealizador e criador do Parque”, encerra.

O homenageado Renato Aragão não pôde comparecer à solenidade. Ele foi representado pelo filho Rafael Aragão que agradeceu a homenagem e parabenizou o Governo do Estado do Ceará pela forma como conduz a “obra” de seu pia e “cuida” do Parque. A SEMA, por meio da gestão do Botânico, fez a entrega da Biblioteca Ambientalista Antônio Renato Aragão, totalmente requalificada. Também foi inaugurado o Pátio de Compostagem do viveiro de mudas que passou por uma grande reforma. “Em março último, durante a Semana da Árvore, o Parque Botânico doou 48 mil mudas”, disse Feijão.

Em 22 de maio celebra-se o Dia Internacional da Biodiversidade. Nas ações deste ano, a Coordenação de Biodiversidade, da SEMA contempla o tema Resíduos Sólidos. “Adotar hábitos sustentáveis no dia-a-dia, como praticar a coleta seletiva, ajuda a reduzir os impactos ambientais, sociais e econômicos que uma sociedade provoca ao meio ambiente natural e consequentemente, à biodiversidade”, afirma Doris Santos, coordenadora de Biodiversidade da Secretaria. Após a solenidade de abertura as atividades de cultura e lazer do projeto Viva a Natureza movimentaram a manhã ensolarada no Parque Estadual Botânico do Ceará, como acontece todos os domingos.

Ouça

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, destaca que a semana vai reforçar a importância da população cearense conhecer a biodiversidade do Estado para preservá-la.