HGF comemora 50 anos com programação especial

20 de maio de 2019 - 09:35 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, completa 50 anos e realiza programação para funcionários e para a população neste mês de maio. Este ano o evento terá como tema: 50 anos de mãos dadas com a sociedade. Em comemoração à data, a Unidade irá realizar, do dia 20 a 25 de maio, das 8h às 17h, a 50ª edição da Reunião Anual do HGF, evento que marca a celebração

A abertura do jubileu de ouro, no dia 21, às 8h30, terá apresentação dos corais da Santa Casa de Misericórdia e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), além de uma cerimônia ecumênica para servidores, colaboradores, pacientes e acompanhantes com apresentação da Banda da Polícia Militar. Serão promovidas atividades como palestras, apresentação de trabalhos científicos, homenagens aos funcionários aposentados da instituição, além do reconhecimento pelo trabalho de funcionários que atuam há mais tempo no hospital. Alguns serviços, por sua relevância, serão convidados a apresentar como têm buscado constantemente aperfeiçoar seus processos.

Serviços no Centro de Fortaleza

Também haverá uma programação especial voltada à população, com serviços de saúde, na Praça do Ferreira, no sábado, 25. As atividades do Saúde na Praça reunirão vários serviços, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, ação preventiva de câncer de boca, orientação sobre escovação bucal, ações educativas para prevenção de AVC, oficinas e captação de mães doadoras de leite, orientações sobre doação de órgãos, palestra de cuidados com a voz, atividades sobre higienização das mãos e oficina de cuidado com o paciente de alta complexidade.

Para o diretor geral do HGF, Daniel de Holanda, os 50 anos da maior instituição pública do Estado não poderiam passar sem uma comemoração proporcional à importância da unidade. “Durante toda a semana, nós estaremos com a programação voltada para o nosso público servidor e para a sociedade como um todo. Realizaremos eventos dentro e fora do hospital, mostrando os serviços, a evolução histórica e a importância do hospital dentro da rede pública de saúde, além da perspectiva de uma gestão, baseada na eficiência, transparência e governança corporativa”, enfatiza o gestor.

Ao longo desses 50 anos, o hospital veio se consolidando como uma referência nas mais diversas áreas da saúde. O presidente da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa do HGF, Eliardo Silveira, ressalta o papel de hospital escola que o HGF exerce e destaca que isso se reverte em melhorias no atendimento à população. “Aqui tem toda a vertente assistencial e de ensino, pois somos a unidade com o maior número de residências credenciadas, 32 residências médicas e oito multiprofissionais”, avaliou Eliardo Silveira.

Pela segunda vez internada na Unidade de Acidente Vascular Cerebral do HGF, Maria Claudenia de Sousa, 35. Conta que estava em casa no último dia 10, quando sentiu uma forte dor de cabeça e perdeu os movimentos.

“Fiquei muito preocupada, porque estou grávida de seis meses, mas consegui chamar ajuda a tempo e minha irmã me socorreu. Fui muito bem atendida e mais uma vez, o HGF salvou a minha vida e, também, a da minha filha”, relata.

Em fevereiro de 2018, Claudenia sofreu o primeiro derrame e com agilidade no socorro, ela logo chegou ao HGF sendo atendida pela equipe de AVC. Com menos de um mês, a diarista retornou para casa sem sequelas.

História do HGF

O Hospital Geral de Fortaleza foi inaugurado em 23 de maio de 1969, como unidade pertencente ao extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência e Social (Inamps), idealizado para ser centro de referência para a região Norte e Nordeste na assistência de alta complexidade. Desde o ano de 1990, quando houve a estadualização, o hospital passou a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS), na rede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Atualmente, o HGF é o maior hospital público da rede estadual, referência em procedimentos de alta complexidade, realizando transplantes, neurocirurgias, e prestando assistência em Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras patologias neurológicas, ortopedia, obstetrícia de alto risco, tratamentos clínicos especializados, dentre outros serviços. A unidade integra as redes de Hospitais Sentinelas, Hospital Amigo da Criança, Rede Cegonha e o Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde. É referência em 33 especialidades e 64 subespecialidades e conta com 528 leitos.

Atualmente, há 4.540 trabalhadores em diversas áreas da saúde, administrativas, técnicas e de apoio, que fazem do HGF referência em atendimento de alta complexidade para a população do Ceará e também de outros estados do país.

São esses profissionais que continuam diariamente a contar a história do hospital que, há 50 anos, existe para cuidar, salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No período de abril de 2018 a abril de 2019, o HGF realizou 248,5 mil consultas, 41,8 mil atendimentos na emergência, 9,6 mil cirurgias eletivas e de emergência, além de 2,04 milhões de exames laboratoriais e de imagens.