Governo do Ceará realiza novo modelo de seleção pública em parceria com instituições filantrópicas

21 de maio de 2019 - 15:43 # # # # # #

Fhilipe Augusto Texto
Carlos Gibaja Fotos

O primeiro processo seletivo vai ser implantado na Secretaria da Saúde. A ideia é ampliar a iniciativa para as áreas da Educação e da Segurança Pública

Um novo modelo de seleção pública para o preenchimento de cargos de confiança será posto em prática pelo Governo do Ceará nos próximos dias. A partir de uma parceria com o grupo Aliança, formado por quatro instituições filantrópicas (Instituto Humanize, Fundação Lemann, Instituto República e Fundação Brava), o Estado vai publicar um edital para vagas estratégicas na Secretária da Saúde (Sesa), conforme explicou o governador Camilo Santana, durante reunião com representantes das entidades nesta terça-feira (21), no Palácio da Abolição.

“Nós fomos um dos primeiros estados a aderir a esse novo projeto de como aperfeiçoar e melhorar a gestão e, principalmente, a seleção de pessoas para os cargos no Estado. Hoje, fechamos o início de uma parceria para o processo de seleção de gestores na Secretaria da Saúde. A ideia é que a gente possa ter um perfil dos gestores para cada área. Esse estudo já vem sendo feito desde o ano passado. Daqui uns 15 dias vamos lançar o edital de seleção pública para esses cargos de confiança do Estado”, informou Camilo Santana. O gestor destacou que o Estado deve ampliar o novo modelo para outras duas áreas prioritárias de seu Governo, que são Educação e Segurança Pública.

Este primeiro processo vai selecionar nove cargos para áreas consideradas de maior urgência dentro da Sesa, comunicou o titular da pasta, Dr. Cabeto. A seleção deverá durar entre três e quatro meses para chegar ao fim. Uma vez tendo a metodologia e o aprendizado adequado, a iniciativa será levada para outras áreas dentro da secretaria, explicou o secretário da Saúde.

“Isso traz uma experiência muito interessante que é a questão da eficiência. Essa metodologia de seleção usando as competências e habilidades adequadas é uma oportunidade muito grande para a gente dar transparência ao que vem sendo feito e na área da Saúde eu acho que é inovador. O Governo do Estado tem demonstrado o esforço na questão da gestão em dar transparência e competência, porque nós elegemos como principal a eficiência e para ter isso você tem que ter seleção de pessoas competentes no local adequado e eles trouxeram um pouco do que já existe na parceria com empresas internacionais. O segundo aspecto é que vai ser internacionalizado esse conhecimento. A Escola de Gestão Pública fica com a metodologia e o conhecimento para que no decorrer do ano a Sesa, por exemplo, toda ela passe por esses processos. Estamos em fase da elaboração de competência e processos da Sesa e a intenção é que todos os nossos cargos sejam selecionados dessa forma”, enfatizou Cabeto.

Nova organização

Além do modelo de contratação de pessoal, Dr. Cabeto ressaltou a modificação organizacional que sofrerá a Sesa com esse trabalho. “Hoje, o organograma está redesenhado em cima de uma metodologia de simplificação. Primeiro se enxergam as missões e o organograma é desenhado para que isso fique muito claro e obedeça regras de integridade e segurança da gestão pública. Quem planeja não pode ser a pessoa que faz o pagamento, então a gente separou gestão e planejamento do administrativo e financeiro. Quem faz gestão de política pública não é o mesmo que executa e nem mesmo o que controla. Isso deu simplicidade na compreensão do processo para que a gente possa ter a partir de agora um corpo técnico claro, eficiente e que trabalhe para mostrar resultado à sociedade”, pontuou. O projeto de lei que deve promover essas mudanças na estrutura da Secretaria da Saúde chegará à Assembleia Legislativa na próxima semana, provavelmente, de acordo com o titular da pasta.

A diretora executiva do Instituto Humanize, Geórgia Pessoa, disse que a Aliança vai trabalhar nos próximos cinco anos olhando para a gestão de pessoas dentro da gestão pública cearense. Encontros permanentes vão ocorrer para que as partes sigam comungando do mesmo pensamento e trabalhando na mesma direção, comunicou Geórgia. “Teremos reuniões mensais com os secretários do Estado e as equipes técnicas para que a comunicação esteja sempre alinhada. Um encontro trimestral com o governador para sabermos se está tudo pactuado com as diretrizes do Governo”, informou a diretora.

A reunião contou ainda com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista; secretário de Planejamento e Gestão em exercício, Flávio Jucá; secretário executivo de Planejamento e Gestão, Flávio Ataliba; diretora da Escola de Gestão Pública do Ceará, Lúcia Siebra; diretor executivo do Instituto Publix, Gilberto Porto; gerente de Projetos da Fundação Lemann, Cristieni Castilho; coordenador de Projetos da Fundação Lemann, Lucas Santos; e Natalia Leme, relações Institucionais e Parceria do Instituto Humanize.

 

 

Ouça

O Estado vai publicar um edital para vagas estratégicas na Secretária da Saúde (Sesa), conforme explicou o governador Camilo Santana.

Camilo Santana destacou que o Estado deve ampliar o novo modelo para outras duas áreas prioritárias de seu Governo, que são Educação e Segurança Pública.

Este primeiro processo vai selecionar nove cargos para áreas consideradas de maior urgência dentro da Sesa, comunicou o titular da pasta, Dr. Cabeto Martins Rodrigues.