Juntos por Fortaleza: moradores do Conjunto Ceará recebem brinquedopraça e obra de requalificação

23 de maio de 2019 - 11:20 # # # # #

André Victor Rodrigues Texto
Ariel Gomes e Davi Pinheiro Fotos

Em mais uma ação do Juntos por Fortaleza, Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza entregaram, nesta quarta-feira (22), a nona brinquedopraça da Capital e obras de requalificação na Praça UV6 do bairro Conjunto Ceará. O evento de inauguração do novo espaço público foi realizado com a presença da secretária da Proteção Social, Justiça, Mulher e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, secretariado municipal, deputados e vereadores.

A brinquedopraça é iniciativa do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento infantil das crianças cearenses, o local é cercado e com área de 240m², contando com piso anti-impacto e oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. Ao todo, 83 destes equipamentos já foram entregues em municípios cearenses.

O investimento para a brinquedopraça do Conjunto Ceará foi da ordem de R$ 180.000,00. A contrapartida da Prefeitura de Fortaleza é a manutenção das praças em bom estado de uso e de conservação.

Requalificação

Também foi realizada na praça do Conjunto Ceará a requalificação de aproximadamente 8.260m² da área total, com a instalação de Academia ao Ar Livre, somados à renovação de toda a iluminação, troca de alambrados e piso da quadra, instalação de novas traves, lixeiras e bancos e de estrutura para prática de vôlei, além da implantação de cachorródromo. Rampas de acessibilidade a pessoas com deficiência física, piso tátil melhorando a acessibilidade de deficientes visuais também estão sendo implantados no local.

Em seu discurso, a secretária Socorro França destacou o sucesso da ação Juntos por Fortaleza, que tem reunido os esforços de Prefeitura e Governo em prol de melhorias nos espaços públicos da Capital. Ela também pediu que a comunidade, a partir de agora, aproveite o benefício e zele pela praça reformada.

“Essa praça está sendo entregue hoje para a comunidade. E é muito importante que a comunidade acolha essa praça. Temos aqui uma brinquedopraça, que vem para mudar a realidade de muitas crianças do Conjunto Ceará. Nós acreditamos que é essencial termos um olhar atencioso para a Primeira Infância, e é neste espaço que as famílias vão estar juntamente com os seus filhos para que eles possam interagir. É brincando que a criança se torna emocionalmente mais forte, é que ela pode se tornar um adulto muito mais responsável para enfrentar a vida”, afirmou.

Durante o evento, o Caminhão do Cidadão esteve no local oferecendo serviços gratuitos para a população, como atualização cadastral da Receita Federal, emissão de antecedentes criminais, RG e CPF, além de atendimento online. Oficinas de pintura de rosto, gesso, penteado, manicure, corte de cabelo também foram ofertadas, por meio dos profissionais do Ônibus Mais Infância Ceará.

Vontade de brincar

O advogado Edilson Costa recebia todos os dias um pedido das filhas: um lugar para passear e brincar ao fim de tarde. Morador do Conjunto Ceará, ele aguardou com muita expectativa a conclusão das intervenções na UV6. E agora pode fazer a felicidade de suas crianças em um lugar completamente pronto para recebê-las.

“Eu considero este empreendimento indispensável para um bairro como o Conjunto Ceará, onde quase 50 mil pessoas residem. Minhas filhas mesmo não tinham lazer, e hoje elas vão ter”, contou o pai, satisfeito.