Seduc promove II Encontro de Formação de Professores da EJA+Qualificação Profissional

23 de maio de 2019 - 16:56 # # # # #

Ascom Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio das Coordenadorias de Educação Profissional (Coedp) e de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem), realiza nesta quinta e sexta-feira (dias 23 e 24) o II Encontro de Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) + Qualificação Profissional. A ação tem como objetivo fornecer subsídios para que os educadores desta modalidade desenvolvam habilidades visando ao melhor exercício de suas funções em sala de aula.

“A formação dos professores que atuam na EJA + Qualificação permite o fortalecimento do aprendizado e um maior engajamento dos educadores na qualificação profissional dos alunos. É um momento de estudos e de escuta dos professores, para uma maior efetivação das propostas para essa modalidade”, considera Rodolfo Sena, coordenador de Educação Profissional da Seduc.

No primeiro dia, a temática das competências socioemocionais ficou no centro do debate. Entusiasmo, empatia, senso de liderança e respeito, por exemplo, foram alguns dos conceitos abordados. Todas estas características são consideradas fundamentais na relação entre professores e alunos, para o sucesso acadêmico destes.

“Entendemos este encontro como uma ação muito importante de formação dos professores que estão à frente dessa estratégia, em prol da melhoria da oferta de EJA, a partir do atendimento da demanda dos estudantes por qualificação profissional”, observa Iane Nobre, coordenadora de Gestão Pedagógica do Ensino Médio.

Neste modelo de educação, tem-se acesso ao curso presencial de ensino médio, na modalidade EJA, com duração de dois anos, e carga horária total de 1.600 horas. São 200h destinadas à Base Nacional Comum Curricular, organizada por áreas de conhecimento; e 400h destinadas à Qualificação Profissional, fundamentada na metodologia do Projeto e-Jovem.

Na parte profissionalizante, são trabalhados dois componentes, sendo o primeiro Preparação para o Trabalho e Práticas Sociais (PTPS). Na sequência, os alunos podem optar entre Informática ou Técnicas Administrativas e Vendas (TAV), módulos que compõem o segundo componente. A abordagem destes itens será trabalhada no segundo dia do encontro, nesta sexta-feira (24).