Seinfra discute avanços na transmissão de energia em reunião com setor elétrico

23 de maio de 2019 - 10:43 # # # #

Ascom Seinfra

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará sediou, nesta quarta-feira (22), mais uma reunião do Grupo de Trabalho Ceará Piauí, formado por diversos atores do setor elétrico do Brasil. No encontro, comandado pelo Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra, Adão Linhares, e pelo diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, foram apresentados os avanços na expansão do sistema de transmissão de energia que atende os dois estados.

“O que temos constatado é que os atrasos que aconteceram de 2012 até 2016 não só deixaram de existir como nós passamos a ter antecipação na entrega e operação do sistema de transmissão. Se no passado nós tivemos problemas aqui no Ceará para a instalação de usinas eólicas e solares, ao que tudo indica, nós não teremos esses problemas no leilão que vai acontecer agora em junho”, afirmou Barata. O leilão A-4 negociará contratos para empreendimentos hidrelétricos, de geração a partir de fonte biomassa, e de geração a partir de fonte eólica e solar fotovoltaica.

Para Adão Linhares, a evolução positiva do sistema nos últimos dois anos é resultado do planejamento, do acompanhamento e do monitoramento das obras de transmissão feitos a partir da criação do GT, que já está na 11ª reunião de trabalho. “Nessas reuniões, nós podemos oferecer as informações para o planejamento federal, através do Ministério de Minas e Energia, da EPE, do ONS e da Aneel, e dar os dados relevantes para que as obras, desde o estudo até a execução, aconteçam e os gargalos sejam resolvidos. Trazer esse acompanhamento para o Ceará tem permitido alcançar os resultados que a gente espera”, explicou o secretário.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também comemorou os avanços obtidos a partir dessa convergência de informações e acompanhamento conjunto ao afirmar que 95% das obras de transmissão no Brasil estão dentro do prazo ou adiantadas . “Essas reuniões ajudam a fazer com que a infraestrutura de energia elétrica, que é uma das mais desenvolvidas do país, continue em franco desenvolvimento de forma a permitir que o consumidor tenha uma energia renovável, limpa, de fontes interessantes e que isso seja feito com a maior qualidade possível e o menor custo que garanta essa qualidade”, disse o superintendente de Concessões de Transmissão e Distribuição da ANEEL, Ivo Sechi.

Para os próximos leilões previstos, o Ceará deve receber reforço de novas linhas na Região Metropolitana (LT subterrânea 230 KV Fortaleza II e Dias Macedo II), para 2024; e na Região do Cariri (Seccionamento da LT 230 KV Milagres – Tauá II e LT 230 KV Chapada III – Crato II), para 2029.

A reunião também contou com a presença de representantes do ONS, Aneel, EPE, das empresas transmissoras Argo, Sterlite, CPFL, Chesf e TDG, além de representantes locais da Câmara Setorial de Energia, da Fiec, do Sindienergia, das distribuidoras Enel CE e Equatorial e de empresas de geração eólica e solar.