Ceará registra 2,1 mil novos empregos, em abril

24 de maio de 2019 - 18:02 # # # #

Dados são do CAGED e foram divulgados hoje pelo Ministério da Economia

Em abril de 2019, o Ceará registrou a criação de 2.153 empregos com carteira assinada, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os números foram divulgados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia nesta sexta-feira (24).

O resultado de abril está diretamente relacionado ao desempenho do setor de serviços (1.801), que registrou crescimento em todos os seus subsetores, inclusive com expansão do emprego nos últimos quatro meses (3.561).

A indústria de transformação (662) também registrou expansão, com destaque para os subsetores têxtil (466), material elétrico e de comunicações (172) e químico (157), mas sete dos doze ramos industriais analisados registraram discreta redução do emprego.

Em abril, destaca-se também a retomada das contratações no setor do comércio (226), embora em pequena proporção, após quatro meses de saldos negativos. Por outro lado, ressalta-se o desempenho negativo do emprego na construção civil, que fechou 4.224 vagas, nos quatro primeiros meses do ano.

Os setores de serviços da indústria e utilidade pública (74) e administração pública (37), também registraram saldos positivos, embora em menores proporções. Já os setores da agropecuária (-135) e extrativa mineral (-2), apresentaram reduções.

“Nos quatro primeiros meses do ano, os resultados mensais do emprego formal têm alternado expansões e retrações do nível de emprego, refletindo as incertezas da economia e da conjuntura política nacional, assim como alternância nos níveis de confiança dos agentes econômicos,” observa o analista do mercado de trabalho do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Mardônio Costa.