Conhecendo o CIPP: Complexo do Pecém recebe visitas diariamente

24 de maio de 2019 - 11:28 # #

Ascom do CIPP

As pessoas que passam pelas regiões de São Gonçalo do Amarante e Caucaia se deparam com as grandes indústrias instaladas, um fluxo intenso de carros nas estradas e o Porto do Pecém em pleno funcionamento. Uma parte até sabe que o cenário é referente ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP, mas de fato, a grande maioria ainda não entende como funciona o complexo.

O CIPP, que entrou em funcionamento há 17 anos, é uma conquista do Governo do Ceará e foi projetado para gerar desenvolvimento e renda para Estado. Pensando na disseminação dessa ideia, com o objetivo de apresentar o complexo e mostrar que o mesmo é um patrimônio dos cidadãos cearenses, foram criadas as visitas institucionais.

Para o presidente do CIPP, Danilo Serpa, idealizador do projeto de visitas, é uma satisfação compartilhar com os cearenses o que tem sido realizado no complexo. “Recebemos grupos de vários estados, de todas as faixas etárias, estudantes, empresários. O CIPP está ainda no inicio de todo o potencial que possui e queremos mostrar isso às pessoas, fazer com que todos, principalmente, os cearenses, sintam-se parte do crescimento que estamos alcançando a cada ano”, destaca Serpa.

O professor da Escola Estadual de Educação Profissionalizante (EEEP) de Pacatuba, Jean Nascimento, conta que as aulas de campo fazem parte do planejamento da escola, e o complexo é sempre um dos destinos selecionados. “Durante essas aulas de formação cidadã, os alunos conhecem empresas, como funcionam e, através desta experiência, eles podem identificar oportunidades de atuação para o futuro. O CIPP é tem se destacado e queremos que eles vejam que existe a possibilidade de um dia trabalharem no complexo”, diz o professor.

Para Edinardo Souza (16), aluno do 2º ano do curso de administração da escola, conhecer o CIPP foi uma experiência única e, apesar de ter planos de atuar na área de comunicação ou saúde, a visita o fez repensar sobre buscar uma vaga na área portuária. “Ver de perto é totalmente diferente da televisão, internet. Todos precisam vim para ver como é legal”, diz o estudante. A aluna Lídia Silva (16), também do curso de administração, destaca que conhecer todos os setores e como as empresas funcionam é importante “Assim conhecemos as possibilidades de atuação no mercado e essa experiência é indispensável na vida de um jovem em formação”, finaliza satisfeita Lídia.

As visitas institucionais do CIPP são realizadas diariamente desde o inicio de 2018. Até o momento, já conheceram o complexo mais de cinco (5) mil pessoas.

Agende sua visita

Para agendar sua visita ao Complexo do Pecém é fácil, basta reunir um grupo, enviar um e-mail para visitas@cearaportos.ce.gov.br e a equipe responsável entrará em contato. O horário de visitação é de segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas.