HGF realiza evento para população no sábado (25)

24 de maio de 2019 - 09:43 # # # #

Ascom do HGF


O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, completa 50 anos e realiza programação para a população neste sábado, 25 de maio, das 8 às 12 horas, na Praça do Ferreira. As atividades de saúde na praça vão reunir vários serviços; aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, ação preventiva de câncer de boca, orientação de escovação bucal, ações educativas para prevenção de AVC, oficinas e captação de mães doadoras de leite, orientações sobre doação de órgãos, palestra de cuidados com a voz, atividades sobre higienização das mãos e oficina de cuidado com o paciente de alta complexidade.

O Hospital Geral de Fortaleza foi inaugurado em 23 de maio de 1969, como unidade pertencente ao extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência e Social (Inamps), idealizado para ser centro de referência para a região Norte e Nordeste na assistência de alta complexidade. Desde o ano de 1990, quando houve a estadualização, o hospital passou a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS), na rede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Atualmente, o HGF é o maior hospital público da rede estadual, referência em procedimentos de alta complexidade, realizando transplantes, neurocirurgias, e prestando assistência em Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras patologias neurológicas, ortopedia, obstetrícia de alto risco, tratamentos clínicos especializados, dentre outros serviços. A unidade integra as redes de Hospitais Sentinelas, Hospital Amigo da Criança, Rede Cegonha e o Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde. É referência em 33 especialidades e 64 subespecialidades e conta com 528 leitos.

Há 4.540 trabalhadores em diversas áreas da saúde, administrativas, técnicas e de apoio, que fazem do HGF referência em atendimento de alta complexidade para a população do Ceará e também de outros estados do país.

São esses profissionais que continuam diariamente a contar a história do hospital que, há 50 anos, existe para cuidar, salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No período de abril de 2018 a abril de 2019, o HGF realizou 248,5 mil consultas, 41,8 mil atendimentos na emergência, 9,6 mil cirurgias eletivas e de emergência, além de 2,04 milhões de exames laboratoriais e de imagens.