Seminário Mais Infância: o desenvolvimento infantil como prioridade para gestores

27 de maio de 2019 - 18:07 # # # # #

André Victor Rodrigues - Texto
Tiago Stille e Ariel Gomes - Fotos

Entre terça-feira (28) e quarta-feira (29), ocorre o II Seminário Internacional Mais Infância Ceará: A Garantia dos Direitos das Crianças na Construção de um Futuro Sustentável, no Centro de Eventos do Ceará. A primeira edição do seminário, em 2017, trouxe mudança de mentalidade e melhores resultados em ações para o desenvolvimento infantil nos municípios cearenses

A iniciativa do programa Mais Infância Ceará de trabalhar pelo desenvolvimento integral das crianças cearenses foi fortalecida e rompeu barreiras com a realização do Seminário Internacional Mais Infância Ceará: Criança é Prioridade, em 2017. Por meio do compartilhamento de conhecimentos acerca de políticas públicas necessárias para assegurar os direitos das crianças por profissionais nacionais e internacionais, o evento mostrou-se fundamental ao transformar gestores de municípios cearenses e de outros estados brasileiros em propagadores de ações que atendem a pauta.

As gestões municipais no Estado têm amadurecido, ao longo dos últimos dois anos, projetos concretos que investem no bem-estar e no crescimento por completo das crianças, embasados por estudos científicos e experiências de sucesso pelo mundo. Nacionalmente, Sergipe, Alagoas e Espírito Santo conheceram a execução bem-sucedida do Mais Infância em Fortaleza e no Interior para melhorar as respectivas realidades de sua população mais pobre.

Segundo a primeira-dama do Ceará e idealizadora do programa, Onélia Santana, a importância do seminário está exatamente em buscar exemplos exitosos e metodologias aplicadas, com palestras de especialistas e troca de experiência entre gestores, para reforçar as políticas em prol do desenvolvimento infantil no Estado e no Brasil. Às vésperas da realização do II Seminário Internacional Mais Infância Ceará: A Garantia dos Direitos das Crianças na Construção de um Futuro Sustentável, a partir desta terça-feira (28), Onélia faz saldo positivo dos frutos colhidos após a 1ª edição.

“Vamos buscar mais conhecimento e garantir que estamos no caminho certo. Nós precisamos acreditar que é possível a mudança na nossa nação através do investimento em políticas públicas para a infância. Por isso que o evento é voltado para gestores municipais. Temos aqui a presença confirmada de primeiras-damas, vice-governadores, ministros. Todos eles vão assistir e vão colaborar conosco durante os dois dias de seminário”, afirmou.

Para o seminário em 2019, a primeira-dama também destaca que o Mais Infância traz desta vez a participação de cinco palestrantes internacionais, com casos de sucesso vindos de Reino Unido, Estados Unidos e França, com o objetivo de ampliar ainda mais a visibilidade das questões voltadas ao desenvolvimento infantil.

Ações nos municípios

Em Guaramiranga, as crianças têm recebido a atenção prioritária por parte da prefeitura, a partir da pactuação da gestão municipal com o programa Mais Infância Ceará. Hoje o município dispõe de brinquedopraça e de famílias cadastradas para o recebimento do Cartão Mais Infância. Além disso, a prefeita Roberlandia Ferreira tem utilizado os aprendizados com o programa para executar ações próprias do município, como a instalação de quadras e outros equipamentos para atender a infância.

“Eu vejo que essas ações têm muito de positivo, principalmente na área do lazer das crianças. Diariamente recebemos crianças da rede municipal, tanto no final da tarde como no início da tarde, que vêm brincar nas instalações das praças e nas quadras, se ocupando de forma saudável dos espaços públicos de Guaramiranga e também socializando, amadurecendo enquanto cidadãos. A implantação das ideias do Mais Infância foi algo que veio a somar muito para a recreação e esporte, e consequentemente para o desenvolvimento infantil saudável da população no nosso município”, avaliou Roberlandia.

Outro exemplo deste impacto positivo do Mais Infância vem do Vale do Jaguaribe. O município de Russas conta com um Núcleo de Estimulação Precoce (NEP) construído pelo Governo do Ceará na Policlínica local. Responsável pelo gerenciamento do setor, a prefeitura abraçou o compromisso de evoluir nas políticas voltadas à infância e ampliou o espaço, com sala de aleitamento materno, creche e estrutura completa para recepção de crianças e famílias de toda a cidade e localidades vizinhas.

Segundo informações do prefeito Weber Araújo, o NEP foi criado com o objetivo de atender crianças com diagnóstico de atraso de desenvolvimento neuropsicomotor. O objetivo principal do espaço é trabalhar o desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida, assim como trabalhar o cuidado delas com as famílias, através de equipe profissional multidisciplinar formada por pediatra, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e fonoaudiólogo.

Junto ao núcleo, a prefeitura montou um espaço infantil para receber os pacientes, que vêm tanto de Russas quanto de outras cidades. Para melhorar a recepção das crianças e das famílias, a prefeitura utilizou ideias do Mais Infância para criar um espaço lúdico e que promove a interação entre as crianças, com brinquedos e profissionais para cuidar de atividades para elas. Também foram criados na policlínica sala para amamentação, preparar o alimento do bebê, trocar fraldas, tudo em ambiente climatizado.

A prefeitura de Russas destaca que hoje são 67 famílias atendidas pelo benefício do Cartão Mais Infância, transferência de renda no valor de R$ 85,00 para famílias com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de todo o Ceará. O acompanhamento é feito por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na cidade. No ano passado, Russas recebeu uma brinquedopraça do Governo do Ceará.

Saldo do Mais Infância Ceará

O programa Mais Infância tem base em quatro pilares: Tempo de Nascer, que atende a reestruturação alinhada de cuidado materno-infantil a partir da atenção à gestação de alto risco, visando a redução da morbimortalidade materna e perinatal; Tempo de Crescer, que contempla a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de serviços e formações de profissionais; Tempo de Brincar, que foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças; Tempo de Aprender, compreende-se a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches com a construção e a qualificação dos Centros de Educação Infantil (CEIs).

Criado em agosto de 2015, o conjunto de ações para a infância abrange os 184 municípios cearenses e acumula: 51 mil famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância, 5.500 pessoas atendidas pelo projeto Praia Acessível (Fortaleza e Cumbuco), 146 mil participantes no Espaço Mais Infância (entre crianças e acompanhantes), 42 CEIs inaugurados (serão 167 no total), sete Praças Mais Infância inauguradas (de 32 a serem entregues) e 134 edições do Arte na Praça em 90 municípios.

Mais de 17 mil (17.369) profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência já foram capacitados, por meio de formação promovida pelo Mais Infância. Até o fim do primeiro semestre, mais cinco mil agentes comunitários de saúde devem ser qualificados com curso voltado para o desenvolvimento infantil.

Serviço

II Seminário Internacional Mais Infância Ceará: A Garantia dos Direitos das Crianças na Construção de um Futuro Sustentável
Data: 28 e 29 de maio
Horário: a partir de 8 horas
Local: Centro de Eventos do Ceará (Salão Pecém)
Endereço: Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou a importância do Programa Mais infância Ceará e as ações executadas até agora.