Ações do Enem Chego Junto, Chego Bem promovem motivação e preparação extra aos jovens que querem cursar o ensino superior

29 de maio de 2019 - 17:36 # # # # # # #

Ascom Seduc

Para concretizar o sonho de entrar na universidade, é preciso percorrer uma longa caminhada, deparar-se com desafios e superar os próprios limites. Nessa trajetória, poder contar com o apoio da família, dos amigos e da escola faz toda a diferença. Com o intuito de somar nessa corrente de incentivo, para que os estudantes da rede pública estadual façam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com autoconfiança e perspectiva de êxito, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, lançou nesta quarta-feira (29) o projeto Enem Chego Junto, Chego Bem 2019. A iniciativa é realizada anualmente, trazendo várias ações de incentivo aos jovens.

O evento de lançamento, realizado no teatro do Shopping RioMar Fortaleza, contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, da secretária da Educação, Eliana Estrela, do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Janio Carlos Macedo, além de alunos, professores, gestores e demais profissionais da educação.

Izolda entende que o projeto é capaz de promover uma “recarga nas baterias” dos estudantes, que necessitam de foco e resiliência para alcançar os objetivos traçados. “Muitos jovens da nossa rede estadual inauguram nas suas famílias a experiência de cursar uma universidade. Ainda temos diversos desafios em nosso país, e é um dever dos governos lutar pela equidade. Mas, para isso acontecer, é preciso também a ação de cada um. Queremos auxiliar nossos jovens a terem um projeto de vida para vencer as batalhas do caminho”, destaca a vice-governadora.

Janio Carlos enaltece o esforço empreendido pelo Governo do Ceará, ao longo dos anos, que resultou na crescente melhoria dos índices educacionais, tanto no ensino fundamental, como no médio. “O sucesso da educação não pode estar preso a políticas governamentais. Temos que abraçar esta causa como política de estado, e vivenciamos isso aqui no Ceará”, observa.

As escolas da rede pública estadual vivenciam, neste momento, a etapa de motivação e preparação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Enem. Segundo o edital do MEC, as provas serão realizadas nos dias 03 e 10 de novembro.

Nesta etapa, que segue até os dias das avaliações, a Seduc e as unidades de ensino buscam oferecer condições aos alunos de fazerem boas escolhas, com atividades de motivação e ações pedagógicas que auxiliam no desenvolvimento de suas habilidades.

Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula com os professores, a Seduc oferece o Enem Chego Junto, Chego Bem, constituído de sete etapas. São palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos, corretores textuais e concurso de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes. Há ainda os projetos Enem não Tira Férias, que promove aulões e práticas de redação durante as férias; e o #FDScurtindoEnem, com atividades nos fins de semana que antecedem as provas.

Energia extra

Gabriele Freitas, de 18 anos, é aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Matias Beck e deseja ser enfermeira. “Tenho identificação com essa área, gosto muito de cuidar das pessoas”, considera. “A rotina tem sido puxada, mas isso é bom. Estamos sendo incentivados a todo momento pra fazer uma boa prova. Todas essas atividades extras colaboram muito, pois são uma forma de tirar um pouco a tensão que criamos. Tem momentos em que estamos cansados, pensamos em desistir, e esses aulões motivacionais dão uma energia extra pra continuar em busca do que queremos.

 

O sonho profissional de Gabriele é compartilhado com Nicole de Moura, que tem 17 anos e estuda na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Paulo VI. Ela já está concluindo o curso técnico em Enfermagem, e agora, quer dar sequência aos estudos na mesma área. “Já penso em me especializar em Neonatologia. A rotina é um pouco cansativa, pois a carga horária do ensino profissional já exige bastante da gente, e preciso estudar nos três turnos. Faço três ou quatro redações por semana. Esse tipo de mobilização ajuda bastante, pois nós, estudantes, precisamos de motivação acima de tudo. Um evento como esse serve para que os estudantes vejam que seus sonhos são importantes para o Governo”, enfatiza.

Ações

Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula com os professores, a Seduc oferece o Enem Chego Junto, Chego Bem, constituído de sete etapas. São palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos, corretores textuais e concurso de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes. Há ainda os projetos Enem não Tira Férias, que promove aulões e práticas de redação durante as férias; e o #FDScurtindoEnem, com atividades nos fins de semana que antecedem as provas.

A Seduc mantém, ainda, parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), na realização de iniciativas como o Enem Mix (aulões de redação e palestras motivacionais em escolas de 84 municípios do Ceará), o Desafio AoGosto do Aluno (corrida de rua em homenagem ao Dia do Estudante), e o Festival Alunos que Inspiram (evento que busca desenvolver o potencial artístico, cultural e intelectual dos estudantes).

A presidente do Conselho Curador da FDR, Luciana Dummar, destaca os bons resultados obtidos com a parceria. “A Fundação Demócrito Rocha tem imensa satisfação em participar ativamente, há vários anos, dessa transformação. Nossa parceria com a Seduc é de longa data e temos muito orgulho dos frutos desta aliança de propósitos. Ano após ano, cresce o número de alunos da rede pública estadual inscritos no Enem, assim como o número de aprovados no ensino superior”, frisa.

Êxito

O índice de aprovados tem apresentado um salto nos últimos anos. Um total de 20.207 estudantes da rede pública estadual de ensino garantiu o ingresso em instituições públicas e privadas em 2018. O número representa um aumento de 19,6% quando comparado a 2017, quando 16.897 jovens conseguiram acesso ao ensino superior.

O Enem Chego Junto, Chego Bem tem a finalidade de mobilizar, motivar e preparar os alunos da Rede Pública Estadual para a realização Exame. A ação acontece durante todo o ano letivo em sete etapas: (1) Documentação – garantir que os alunos da 3ª série e EJA do ensino médio possuam os documentos (RG e CPF) ; (2) Isenção de Taxa – Obter isenção da taxa de inscrição para 100% dos alunos da rede; (3) Inscrição – assegurar 100% dos alunos de 3ª série e EJA do ensino médio inscritos no Enem; (4) Motivação – promover ações pedagógicas de estudo para o Enem; (5) Preparação – propiciar ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes; (6) #enemvou2dias – incentivar a participação dos inscritos no Exame garantindo transporte e oferecendo pontos de apoio nos dias das provas e (7) Ingresso – orientar para o acesso ao ensino superior.