SPS certifica mais 875 jovens no Cariri e Vale do Jaguaribe

30 de maio de 2019 - 11:22 # # # # #

Ascom SPS

Municípios do Cariri recebem neste fim de semana reforço na qualidade da mão de obra juvenil na Região. Nesta sexta-feira (31), e no sábado (1º de junho), a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) fará a certificação de 875 jovens e adultos formandos nos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades, em nove municípios do Cariri e Vale do Jaguaribe do Estado. A entrega terá a presença do secretário-executivo de Proteção Social da SPS, Francisco Ibiapina.

Os jovens foram qualificados em corte e costura, confeitaria de doces e salgados, mecânica de motos, informática e assistente administrativo e vendas no comércio varejista. “O segmento de beleza é outro que demandou grande número de cursos, principalmente de cabeleireiro, maquiagem e depilação”, acrescenta a coordenadora de inclusão social da SPS, Robertha Arrais.

Interiorização do desenvolvimento

Os segmentos de massas, de fabricação de pães e pizzas; de pintura e eletricidade predial, bombeiro hidráulico e de atendente de farmácias também foram contemplados. Foram beneficiados com os cursos do Primeiro Passo o mercado de trabalho dos municípios do Crato, Solonópole, Ipaumirim, Baixio, Barro, Penaforte, Santana do Cariri, Jaguaribe e Jaguaribara.

“A qualificação profissional é parte da política do Governo do Estado de incentivo à interiorização de investimentos e desconcentração do PIB da Região Metropolitana de Fortaleza, levando emprego e renda e desenvolvimento, para as cidades do interior”, reforça Ibiapina, ressaltando que mais de 2.400 pessoas já receberam qualificação profissional no Cariri, neste último ano. No Ceará, 21 mil jovens foram qualificados, em 2018, somente pela SPS.

As cerificações serão feitas de acordo com o cronograma abaixo:

Sexta-feira, 31/5

Solonópole – 9h – Associação Recreativa de Solonópole

Ipaumirim – 11h – Sindicato dos Trabalhadores (Sintraf)

Baixio – 12h – Centro Comunitário Baixiense (CRAS)

Barro – 13h30 – Ginásio da Escola Mauro Sampaio

Penaforte – 16h30 – Hospital João Muniz

 

Sábado, 1º/6

Santana do Cariri – 9h – Capela Nossa Senhora de Lurdes, no Sítio Latão

Crato – 11h – Auditório da OAB

Jaguaribe – 16h – Ematerce (Centro da sede)

Jaguaribara – 18h – Liceu, no Bairro Vila Olímpica