Unidade itinerante leva serviços de acolhimento e proteção às mulheres dos municípios de Cariré, Canindé e Crateús

3 de junho de 2019 - 17:22 # # # # #

Ascom SPS

Para combater e prevenir a violência contra as mulheres, a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) leva os serviços de acolhimento, prevenção e orientação às localidades mais distantes do Ceará. A Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que segue nesta quarta-feira (5) para Cariré, no Sertão de Sobral, atende, faz encaminhamentos e rodas de conversas em assentamentos, aldeias indígenas e nas comunidades rurais e quilombolas. A unidade segue na sexta-feira (7), para o assentamento Santana da Cal, no distrito de Bonito, em Canindé, e entre os dias 10 a 14 estará no Sertão dos Crateús.

“Estamos chegando aos locais onde há maior vulnerabilidade e também demandas pelos serviços da rede de proteção às mulheres. Além de inclui-las na rede de serviços das quais elas têm direito, realizamos uma conversa direcionada. Elas têm um atendimento sigiloso e não precisam ter medo de falar”, ressalta a secretária-executiva de Políticas para a Mulher da SPS, Denise Aguiar, que lembra da importância das rodas de conversas que acontecem dentro do ônibus. “As conversas coletivas são um momento para ouvi-las e conscientizá-las de seus direitos. É preciso que elas entendam que não devem, em hipótese nenhuma, serem silenciadas pela violência doméstica ou qualquer outro tipo de opressão”, conclui.

Prefeituras e entidades da sociedade civil que trabalham com a temática de gênero podem solicitar, por ofício, a ida da Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra a Mulher ao seu município.

Dentre os serviços ofertados na unidade móvel estão atendimento da assistente social e da psicóloga; roda de conversa; acolhimento; encaminhamentos para órgãos da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, tais como Delegacia de Defesa da Mulher, Centro de Referência da Mulher, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), dentre outros.

Além destes serviços, há sempre oferta de ações de saúde, como aferição de pressão, verificação de taxa de glicose e serviços da assistência social, como atualização e cadastro do NIS e do Bolsa Família.

Programação

Cariré

05 e 06 de Junho

Onde: Tapuio – Alto dos Honório | Boa Esperança e sede

 

Canindé

07 de Junho

Onde: Assentamento da Cal – Bonito – Escola de Ensino Médio Patativa do Assaré

 

Crateús

10 a 14 de Junho

Onde: Sede