Sema promove ações de educação ambiental, esporte e lazer no mês do Meio Ambiente

4 de junho de 2019 - 12:01 # # # #

Ascom Sema

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, será celebrado no Ceará com programação especial durante todo o mês de junho. Na agenda de atividades, a realização da 2ª Corrida do Cocó no próximo domingo (09) e o lançamento do Projeto Viva o Parque na APA do Rio Ceará/Maranguapinho e Arie Sítio Curió, no próximo dia 16.

Na quarta-feira (05), às 15h, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa (AL), haverá a solenidade de entrega da Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa ao empresário cearense Roberto Macedo. A comenda é um reconhecimento à relevante contribuição do industrial para o desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga. Na ocasião, haverá debate sobre a Política Ambiental do Estado, com a presença do titular da Sema, Artur Bruno.

No domingo (09), a partir das 6h30, será dada a largada da 2ª Corrida do Cocó. A competição, que aposta no esporte e na conservação da natureza, terá percursos aproximados de 2km e 5km pelo entorno do Parque Estadual do Cocó. O objetivo é promover o bem-estar físico e a convivência com a natureza de Fortaleza. O evento também tem cunho social: no ato da entrega dos kits de participação, serão arrecadadas latas de leite em pó de 400g, que serão doadas ao Lar Amigos de Jesus.

No dia 16 será o lançamento do Projeto Viva o Parque na APA do Rio Ceará/Maranguapinho e Arie Sítio Curió. Assim como já acontece nos parques estaduais do Cocó e Botânico, essas UCs passarão a contar, todos os domingos, das 8 às 12 horas, com uma série de atividades gratuitas de educação ambiental, recreação, esportes, danças e brincadeiras lúdicas. A iniciativa Viva o Parque é uma realização do Governo do Ceará, desenvolvida por meio da Sema, para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza participando de ações realizadas em áreas verdes públicas.

Finalizando o mês, entre os dias 23 e 30 de junho, será realizada a Semana do Meio Ambiente. Com foco na Coleta Seletiva, este ano, 131 municípios cearenses e mais 24 unidades de conservação estaduais realizam, em todo o território cearense, diversas ações voltadas para a temática da sustentabilidade ambiental. Em breve, a Sema divulgará a programação completa.