Dia Mundial do Meio Ambiente: vamos juntos #CombaterAPoluiçãodoAr

5 de junho de 2019 - 16:13 # # # #

Ascom da Sema e Semace

Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu como tema para 2019 a “Poluição do Ar”, visto que aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido esse tipo de poluição. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) vem trabalhando essa questão através do monitoramento da qualidade do ar e das condições meteorológicas em todo o estado.

No Parque Estadual do Cocó já está operando, em caráter experimental, uma estação móvel. Após inauguração formal, o equipamento percorrerá a Capital e todas as áreas mais vulneráveis do território cearense, de forma a mapear e ranquear, periodicamente, o índice de qualidade do ar em Fortaleza, Região Metropolitana – excluída a área do Complexo Industrial do Porto do Pecém (CIPP) – e municípios com maior frota ou com empresas consideradas de potencial poluidor – degradador alto.

“Uma estação de monitoramento foi instalada no CIPP, em São Gonçalo do Amarante”, disse o secretário da SEMA, Artur Bruno. “Além disso, existem outras três estações privadas nesta região, com dados analisados periodicamente pela Semace”, completa. O equipamento da Semace mede a qualidade do ar de acordo com os parâmetros exigidos em lei e a classifica sob diferentes conceitos, autônoma e eletronicamente, 24 horas por dia.

Operação Fumaça Negra

Proprietários de veículos movidos a óleo diesel que emitem fumaça com negrume acima do aceitável por lei voltaram a ser multados pela Semace nesta quarta-feira (5), na primeira blitz da operação Fumaça Negra do ano. Até dezembro, a Semace realizará blitze, na capital e em mais nove cidades onde é maior o tráfego de caminhões, ônibus vans e caminhonetes.

A primeira operação foi realizada na avenida Osório de Paiva, no Canindezinho, como parte da programação relativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Cerca de 100 veículos foram abordados durante a manhã. Na primeira hora e meia, seis motoristas foram multados. As multas para os motoristas que poluem o ar podem chegar a R$ 7.447,73. O valor pode ser reduzido à metade, se o motorista reapresentar o veículo à Semace, no prazo de 15 dias, com a emissão de fumaça ajustada.