Junho Vermelho: unidades do Vapt Vupt têm campanha de incentivo à doação de sangue

5 de junho de 2019 - 11:38 # # # #

Ascom SPS

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, a cor vermelha ilumina as unidades do Vapt Vupt em Fortaleza (Antônio Bezerra e Messejana), Sobral e Juazeiro do Norte. É a campanha Junho Vermelho, que alerta para a importância da doação de sangue, e integra a programação dos equipamentos por meio de parceria entre a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Os cidadãos que forem buscar os serviços do Vapt Vupt poderão participar de palestras sobre o tema e realizar doação de sangue nas unidades: de 5 a 7 de junho, das 8h às 15h, na unidade do Antônio Bezerra; no dia 6, de 8h às 17h, em Sobral; e nos próximos dias 10 e 11 de junho, entre 8h e 12h, na unidade de Juazeiro do Norte. (*Confira endereços abaixo)

Para ser doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial ou autenticado com foto. Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem ter consentimento formal, por escrito, do responsável legal para cada doação que realizar. O Hemoce disponibiliza, em seu site, o Termo de Consentimento para Menores de 18 anos que deve ser apresentado para autorização da doação dos jovens nesta faixa etária. O limite para a primeira doação é de 60 (sessenta) anos, 11 meses e 29 dias.

A coleta é feita por profissionais especializados e todo o material utilizado é esterilizado, descartável e de uso individual. O doador passa por avaliação clínica antes de doar, quando são examinadas suas condições físicas e comportamentais. O procedimento leva cerca de 50 minutos. O doador deve permanecer em breve repouso após a doação para que o organismo possa restabelecer seus níveis normais e evitar sensação de tontura e mal estar.

Central de serviços

O Vapt Vupt é uma central de serviços que concentra, em único local, atendimentos de órgãos como Cagece, Detran, Pefoce, Sine/IDT, TRE e Defensoria Pública. Além disso, os cidadãos têm acesso à consulta ao SPC (CDL); à inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que permite a inclusão no programa federal Bolsa Família, por exemplo; emissão de carteira de estudante; solicitação de seguro-desemprego, entre outros.

O agendamento eletrônico, pela internet, para emissão de 1ª e 2ª vias do documento de identidade nas unidades do Vapt Vupt é feito pelo site da SPS, através do link: https://www.sps.ce.gov.br/sistemas/vapt-vupt/ (site da SPS > Serviços > Vapt Vupt). Por meio do site, o cidadão pode agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt.

Serviço

Fortaleza

Vapt Vupt Messejana

▫ Endereço: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana (ao lado do terminal de ônibus da Messejana)

▫ Mais informações: (85) 3218.5200

Vapt Vupt Antônio Bezerra

▫ Endereço: Rua Demétrio de Meneses, 3.750, Antônio Bezerra (ao lado do terminal de ônibus de Antonio Bezerra)

▫ Mais informações: (85) 3207-1500

 

Juazeiro do Norte

▫ Endereço: Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro

▫ Mais informações: (88) 3572.4700

 

→ Sobral

▫ Endereço: Rua Coronel José Silvério, 201, Centro

▫ Mais informações: (88) 3695.3100