Theatro José de Alencar oferta visitas guiadas especiais temáticas e gratuitas

5 de junho de 2019 - 16:31 # # # #

Ascom Secult

As atividades serão realizadas nos dias 09, 16 e 23 de junho envolvendo o universo da arquitetura, história, patrimônio e dança.

Em junho, o Theatro José de Alencar completa 109 anos e para celebrar esse momento teremos uma programação especial ao longo do mês. Nos dias 09, 16 e 23 de junho serão realizadas Visitas Guiadas Especiais Temáticas, sempre às 15h. Serão ao todo três visitas com os temas: “O jardim de Burle Marx”, com Fernanda Rocha, “O Theatro José de Alencar” com Izabel Gurgel e a “Visita Dançada” com Silvia Moura. A atividade é gratuita e limitada a 40 pessoas (por visita).

Confira a programação especial e participe.

Dia 09.06 – Domingo, 15h

Visita guiada especial: “O jardim de Burle Marx”, com Fernanda Rocha
Local: Diversos Espaços | Entrada: Gratuita – limitado a 40 pessoas | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos

Sobre a visita

O Theatro José de Alencar foi palco de diversas apresentações artísticas que se confundem com a história do teatro e da dança no Ceará. O Theatro viu o crescimento e apresentações de companhias cearenses e grupos de outros estados, além de ter sido a casa de ensaios, cursos e formações na área da dança no último século. Para evidenciar diferentes momentos dessa história, a bailarina Silvia Moura fará uma “visita dançada” pelos espaços do Theatro José de Alencar, que neste mês completa 109 anos.

Sobre Fernanda Rocha

Professora e Pesquisadora da Universidade de Fortaleza, onde coordena os cursos de Pós-Graduação lato sensu: Paisagismo, Arquitetura de Interiores e Mobilidade Urbana e desde 2007, coordena o Laboratório da Paisagem – Unifor. Mestre em Arquitetura e Urbanismo Minter Mackenzie / Unifor (2015). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia ProPGeo, da Uece (2014). Especialista em Ensino de Arquitetura Paisagística pela Fupam USP/Ifla/Abap/Unesco (2007) e em Paisagismo pela PUC PR (2004). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1986). É colaboradora do grupo de pesquisa Jardins de Burle Marx da UFPE, do projeto temático de pesquisa “Os sistemas de espaços livres na constituição da forma urbana contemporânea no Brasil: produção e apropriação – QUAPÁ-SEL II”, da FAU USP. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura Paisagística, Planejamento e Projetos da Edificação. Atua nas áreas projeto arquitetônico, paisagismo e arquitetura de interiores, tendo premiações em cada uma destas atuações, assim como na prática docente.

Dia 16.06 – Domingo, 15h
Visita guiada especial: “Theatro José de Alencar e suas memórias” com Izabel Gurgel
Local: Diversos Espaços | Entrada: Gratuita – limite 40 pessoas | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos

Sobre a visita

O Theatro José de Alencar é um teatro de referência artística, turística e arquitetônica do Ceará, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Enquanto teatro-monumento, foi palco de diversas apresentações artísticas que se confundem com a história do teatro e da dança no Ceará. Nessa visita, Izabel Gurgel abordará as memórias e histórias do Theatro José de Alencar, nessa trajetória ao longo dos anos.

Sobre Izabel Gurgel

Izabel Gurgel é jornalista com estudos em Comunicação Social e Sociologia|Universidade Federal do Ceará-UFC e Gestão da Cultura|Universidade Federal da Bahia-UFBA e Fundação Joaquim Nabuco. Atuou como produtora, idealizando e realizando projetos artísticos. Dirigiu o Theatro José de Alencar. Colabora com o Festival Alberto Nepomuceno – FAN. Criou e desenvolve a série Cidade Portátil.

Dia 23.06 – Domingo, 15h
Visita guiada especial: “Visita Dançada” com Silvia Moura
Local: Diversos Espaços | Entrada: Gratuita – limitado 40 pessoas | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos

Sobre a visita

O Theatro José de Alencar é um teatro de referência artística, turística e arquitetônica do Ceará, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Enquanto teatro-monumento, foi palco de diversas apresentações artísticas que se confundem com a história do teatro e da dança no Ceará. O Theatro viu o crescimento e apresentações de companhias cearenses e grupos de outros estados, além de ter sido a casa de ensaios, cursos e formações na área da dança no último século.

Sobre Silvia Moura

Silvia Moura é bailarina, coreógrafa e atriz. Atua em dança e teatro desde 1976. Tem formação como coreógrafa pelo Colégio de Dança do Ceará e dirigiu o Centro de Experimentações em Movimentos (CEM), desde 2002. Coordena a Mostra de Solos e Duos, além de ser membro atuante do Fórum de Teatro. Após quase quatro décadas de história, seu repertório corporal reúne momentos de paixão, resistência e desafios na arte da performance que foram traduzidos em diversos espetáculos.