PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

PPA serviu de exemplo para construção do Plano de Metas em Sobral

6 de junho de 2019 - 14:20 # # # #

Ascom Seplag

O Programa de Metas traduz as principais estratégias da gestão inseridas no PPA e priorizados pela população do município

O terceiro encontro regional para elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 aconteceu nesta quinta-feira, 6, no Centro de Educação à Distância de Sobral e reuniu cerca de 80 participantes. Além de participar dos encontros regionais do PPA, o município de Sobral segue o mesmo modelo do planejamento estadual. O Programa de Metas de Gestão da Prefeitura de Sobral, aprovado junto à Lei do PPA, contempla as ações estratégicas, os indicadores e metas para cada um dos setores da Administração Pública, levando em conta as prioridades eleitas pela população nas audiências públicas do PPA Participativo.

Segundo Emídio Silva, coordenador administrativo financeiro da Vice-Prefeitura, o Plano é resultado de todo um processo de participação da população de Sobral, com influência do planejamento já realizado no Estado. “Inclusive, o Plano de Metas foi transformado em acordo de resultados, em 2017, baseado nos mesmos critérios que o Governo do Estado têm com os setores. A gente também trabalha em cima de eixos. São 20 metas distribuídas em seis eixos, posso até citar quatro aqui para ter uma ideia: o Sobral Ocupa, o Sobral Viva, o Sobral da Paz e o Sobral Educada”, pontuou o coordenador.

A Lisiane Tavares, coordenadora de Planejamento e Orçamento de Sobral, disse ainda que, no último Plano, construído na gestão do prefeito Ivo Gomes, teve o diferencial de mostrar as ações do Orçamento Participativo fazendo o link com o orçamento. “A gente apresenta, por exemplo, quais fontes de recursos são utilizadas, se são valores do governo do Estado, do governo Federal ou mesmo se são recursos próprios. E ainda mostrar se as ações estão sendo realmente desenvolvidas, fazendo o acompanhamento mensal. O que é importante para a população, que terá como saber se o que foi colocado no orçamento está sendo, de fato, executado”, acrescentou.

Para o coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior, os encontros do PPA, que estão sendo realizados nas 14 regiões do planejamento do Estado, servem justamente para que a população se expresse sobre o que está funcionando ou o que precisa ser revisado. “Esse é o momento da sociedade de forma objetiva, baseada numa metodologia consistente, estabelecer prioridades para o futuro, no caso para os anos de 2020 a 2023”, pontuou o coordenador.

O Procurador Geral Adjunto do Município, Mendes Júnior, que na ocasião representou o prefeito Ivo Gomes, destacou a importância que as reuniões do PPA. “É um momento que deve ser aproveitado por todos de forma intensa, de refletir sobre o desenvolvimento do Estado e o Ceará que queremos projetar para as próximas gerações”, observou.

Para o representante das Associações do município de Meruoca, esse momento é importante porque a sociedade tem a oportunidade de dialogar com o governo estadual. “Sabemos o quanto é essencial esse canal para fortalecer as parcerias entre população e gestão pública. Vamos apresentar aqui as necessidades do homem do campo para que a partir daí a gestão possa nos ajudar. Acredito que o governo está de parabéns pela iniciativa de ouvir o povo”, pontuou o representante das Associações.

Em Sobral, as discussões acontecem em todas as áreas, com destaque para os recursos hídricos, a educação e a segurança pública. O próximo encontro do PPA acontece no município de Itapipoca, no Litoral Oeste do Vale do Curu do Estado, na sexta-feira, dia 7 de junho. Os participantes poderão opinar sobre as ações e os resultados conquistados a partir do Plano Plurianual durante a manhã do evento, contribuindo para a construção conjunta do Estado que queremos.