Controladoria Geral de Disciplina comemora 8 anos de atuação

13 de junho de 2019 - 16:55 # # #

Ascom CGD

Ao longo desses anos, o Órgão de Controle Externo tem contribuído com a regularidade do serviço prestado pelos atores que compõe a segurança pública e o sistema penitenciário do Estado do Ceará.

Nesta quinta-feira (13), a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) completa 8 anos de atuação. Ao longo desses anos, o Órgão de Controle Externo tem contribuído com a regularidade do serviço prestado pelos atores que compõe a segurança pública e o sistema penitenciário do Estado do Ceará.

Ao buscar o aperfeiçoamento das instituições de segurança pública e do sistema penitenciário, sua contribuição dá-se de modo direto e indireto, fato este que termina por reduzir a violência e a criminalidade, alcançando assim os resultados almejados para o eixo estratégico “Ceará Pacífico”, no qual a CGD está inserida.

Durante sua caminhada, os esforços da Controladoria são direcionados para construção de um parâmetro de controle disciplinar em harmonia com os princípios e valores constitucionais, em especial, o respeito ao devido processo legal e à dignidade da pessoa humana.

Olhando para o futuro, a CGD continuará trilhando o seu caminho sem se descuidar de nenhum aspecto que possa colaborar para que a consciência de servir ao interesse público não desapareça do horizonte republicano presente no Estado do Ceará.

Neste caminhar, a Controladoria pretende desenvolver mecanismos que possibilitem o uso de novas tecnologias, aperfeiçoando as apurações no âmbito disciplinar. Saliente-se que a referida iniciativa visa dar uma resposta mais célere à sociedade e auxiliar para que os resultados seja cada vez mais próximo da verdade dos fatos. Portanto, um serviço essencial para construção de um caminho que nos leve a um Ceará Justo e Pacífico.