Planejamento do PPA chega ao Sertão de Canindé

13 de junho de 2019 - 14:08 # # # #

Ascom Seplag

Representantes dos seis municípios do Sertão de Canindé estiveram reunidos para pensar políticas públicas de desenvolvimento regional

Nesta quarta-feira, mais uma das 14 Regiões de planejamento do Estado recebeu as oficinas do PPA para construção do Plano 2020-23. O evento aconteceu no município de Canindé e reuniu gestores municipais e sociedade civil nas salas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, na cidade. Durante a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de entender melhor o perfil da Região, a partir de dados geográficos e sociais, e ainda opinar sobre demandas locais nas quatro oficinas de debates, que são: Ceará das Oportunidades, do Conhecimento, além do Ceará Acolhedor e do Saudável.

A Região do Sertão de Canindé ocupa em torno de 6% do território cearense e conta com cerca de 2% da população do Estado, distribuída nos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti.

O coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior, fez o balanço dos trabalhos. “Nas três regiões que estivemos, que foram Sertão dos Inhamuns, Sertão dos Crateús e Sertão do Canindé, nós conseguimos reunir um bom público e fazer uma discussão qualificada. As principais demandas são das áreas dos Recursos hídricos, da Agricultura Familiar e Agronegócio, Infraestrutura e Educação”, pontuou. Segundo o coordenador, esses momentos são essenciais para que o Governo do Estado entenda as necessidades da população e possa conhecer as oportunidades de desenvolvimento local. “O Governo se propõe a escutar as pessoas para sintonizar as demandas da sociedade com a utilização dos recursos estaduais. É a hora de construir esse entendimento e pactuar as ideias no exercício de olhar para frente”, avaliou Avilton Júnior.

Carlos Alberto Silva de Sousa, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé, ressaltou que participa dos encontros regionais do PPA pela terceira vez. “Essa é a chance que temos de discutir as necessidades de nossa categoria, uma forma que o Governo encontrou de nos abrir espaço, por isso, precisamos aproveitar a boa vontade da gestão. Aqui pretendo defender a cultura do homem do campo. A ideia é pensar, junto com o Governo, uma forma de incentivar a permanência do agricultor na sua terra para que ele não precise migrar para outra Região ou para a zona urbana em busca de oportunidades de trabalho”, disse o representante do Sindicato.

Segundo Avilton Júnior, na próxima semana, a mesma metodologia de construção do PPA será levada as Regiões do Maciço de Baturité, Vale do Jaguaribe e Litoral Leste. “Queremos escutar as pessoas que vivem nessas Regiões, ouvir críticas, se for o caso, e principalmente colher subsídios para formatar o Plano Plurianual 2020-23”, pontuou o Coordenador.