CGE realiza ação de Ouvidoria no Vapt Vupt do Antônio Bezerra

18 de junho de 2019 - 17:00 # #

Ascom CGE

A ação teve como objetivo avaliar a satisfação dos cidadãos com os serviços oferecidos pelo equipamento

Buscando avaliar o índice de satisfação dos cidadãos quanto aos serviços oferecidos pelo Estado por meio dos equipamentos Vapt Vupt, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, nesta terça-feira (17), uma ação com os usuários do Vapt Vupt do Antônio Bezerra. Uma equipe da Coordenadoria de Ouvidoria do órgão conversou com a população para entender os anseios e necessidades relacionadas aos serviços.

“Essa ação nasceu com base na prática de descentralização do serviço de Ouvidoria dentro Estado. Ao contrário do que sempre acontece, quando o cidadão vem até as setoriais do serviço para demandar algo, desta vez somos nós, profissionais de Ouvidoria, que vamos até o cidadão. Esse tipo de atitude é muito importante, não só para avaliar a opinião do cidadão, mas também para que possamos acompanhar a rotina dos equipamentos e constatar alguns dos assuntos demandados”, destacou a orientadora da Célula de Gestão de Ouvidoria da CGE, Thaís Holanda.

Esperando atendimento no estande do Sine/IDT, William Ferreira da Silva, classificou a ação da Ouvidoria como algo positivo ao cidadão. “Eu já tinha utilizado o serviço de Ouvidoria ano passado e fique bem satisfeito. Hoje, vendo o trabalho desses profissionais, só posso elogiar. É um diferencial eles virem ao Vapt Vupt para ouvir o que o cidadão tem a dizer”, frisou.

A equipe formada pelos profissionais da Ouvidoria, Jean Lopes, Caroline Gabriel, Jacilda Rodrigues e Andreza Freire, atuou em duas frentes de trabalho, abordando os cidadãos que ainda buscavam atendimento e os que já haviam sido atendidos.

Para o senhor Luciano Vieira de Melo, trabalhador da construção civil, o Vapt Vupt é uma solução rápida para a busca de serviços essenciais ao cidadão. “Eu vim até aqui para tirar minha ficha de antecedentes criminais, porque por hora eu estou só trabalhando em bicos, mas é bom estar com a documentação em dia para o caso de aparecer alguma vaga na minha área. Aqui o atendimento é rápido e o lugar tem muita estrutura. Além de tudo, fica bem perto da minha casa e do meu atual local de trabalho”.

O Governo do Estado atua nos equipamentos Vapt Vupt por meio de serviços ligados à Agência​ ​Reguladora​ ​de​ ​Serviços​ ​Públicos​ ​Delegados​ ​do​ ​Estado​ ​do​ ​Ceará (Arce), Companhia​ ​de​ ​Água​ ​e​ ​Esgoto​ ​(​Cagece), Departamento​ ​Estadual​ ​de​ ​Trânsito​ ​(​Detran), Junta​ ​Comercial​ ​do​ ​Estado​ ​ (Jucec), Perícia​ ​Forense​ ​​(PefoceE), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria​ ​da​ ​Saúde (Sesa), Secretaria​ ​da​ ​Fazenda​ ​ (Sefaz) e Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS). Os equipamentos também contam com serviços gerenciados pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Novidade

Visando atender aos dispositivos da Lei Nacional nº. 13.460/2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, a CGE criou em sua estrutura organizacional a Célula de Monitoramento das Demandas da Sociedade (Cedes), como parte integrante da Coordenadoria de Ouvidoria (Couvi).

“Dentre as atividades desempenhadas por essa nova área, estão o processo de disponibilização e atualização da Carta de Serviços ao Usuário. A Carta irá informar o usuário sobre os serviços prestados pelo órgão ou entidade, as formas de acesso a esses serviços, a avaliação desses serviços públicos, bem como contribuir com o processo de desburocratização e simplificação dos serviços públicos oferecidos pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Estadual”, destacou o articulador da Coordenadoria de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes.