Gestores da Saúde debatem sobre Atenção Primária em encontro estadual

19 de junho de 2019 - 10:01 # # #

Ascom da Sesa

Nos dias 17 e 18, os secretários de Saúde e coordenadores da Atenção Básica do Ceará participaram, em Fortaleza, do I Encontro Estadual de Atenção Básica. O evento, realizado pelo Ministério da Saúde, contou com o apoio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems).

O evento no Ceará teve como diferencial seis mesas temáticas para levar aos gestores discussões importantes sobre a Atenção Primária da Saúde (APS) no Estado. O encontro recebeu 350 participantes, entre secretários e coordenadores de saúde dos 184 municípios cearenses.

Na segunda-feira, 17, a mesa de abertura teve a participação de Túlio Correia de Sousa e Sousa, analista técnico do Departamento de Estratégia de Saúde da Família do Ministério da Saúde; Magda Almeida, coordenadora de Políticas e Atenção à Saúde (Copas) da Sesa; Ana Estela Fernandes Leite, secretária adjunta da Secretaria da Saúde do Município de Fortaleza; Rilson Andrade, vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems – Ceará) e Reginaldo Chagas, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (Cesau).

De acordo com Túlio Correia, a programação foi pensada para promover a troca de experiências, como forma de fortalecimento das ações de território. “A gente trouxe o principal programa do Ministério da Saúde, o Saúde na Hora, que tem o objetivo de ampliar atendimento e cobertura do Saúde da Família para as unidades que têm mais de três equipes de Saúde da Família. É importante frisar, também, que a gente consegue debater as principais estratégias e requalificação da atenção primária. Nossa ideia é aproximar a gestão federal da estadual e da municipal, o SUS tripartite como ele é”, enfatizou.

Para Reginaldo Alves, a participação dos gestores no encontro serve de subsídios para uma melhor organização dos serviços no estado. “Foi debatido ampliar o escopo da atenção à saúde e sair da dicotomia apenas da assistência, ampliar para uma atenção primária multiprofissional, focada no território e ver os reais problemas da população”, disse.

Já Magda Almeida ressaltou que o encontro trouxe discussões necessárias para construir uma política efetiva de saúde. “Esse evento é o primeiro passo para um alinhamento entre o Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado e os municípios para que a gente trace uma política estadual de atenção primária. Ouvimos as necessidades dos municípios e vamos disparar fóruns, principalmente, para os coordenadores da atenção primária e construir uma política efetiva. A gente consegue fazer um diagnóstico através das necessidades”.

A coordenadora enfatizou ainda os próximos passos após o encontro. “Um dos próximos passos é instituir fóruns permanentes com coordenadores de atenção básica, onde a gente discuta e delibere sobre atenção básica. Além de elaborar uma política dando conta de todas as fragilidades apontadas no evento”, declarou.

O evento contou também com apresentações de experiências exitosas dos municípios de Itatira, Cedro, Orós, Icapuí e Jaguaribe e discussão de temáticas sobre a Integração da APS com a Vigilância em Saúde, e-SUS AB e Requalifica UBS.