Uece tem maior hospital veterinário do Norte e Nordeste do Brasil

19 de junho de 2019 - 15:56 # # # # #

Ascom Uece/Ascom Casa Civil

No Campus do Itaperi, em Fortaleza, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) também se destaca nacionalmente com uma moderna estrutura dedicada ao atendimento clínico e cirúrgico de animais de grande e pequeno porte. Trata-se do Hospital Veterinário Dr. Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC), o maior do Norte e Nordeste do Brasil. Inaugurado em 9 de setembro de 2016, o equipamento é ligado à Faculdade Veterinária (Favet) e tem seu quadro de funcionários formado pela união e parceria de esforços entre profissionais médicos veterinários contratados, docentes e servidores técnico-administrativos que contribuem para o crescimento do hospital.

O Hospital Veterinário da Uece conta com área coberta de 5.432 m², situando-se na lateral leste do Itaperi. O atendimento aos animais é feito no horário comercial. Na recepção, são distribuídas as senhas para os criadores nos turnos da manhã (42 vagas) e da tarde (42 vagas), dentro do número de vagas diário que totaliza 84 animais.

Entre os serviços que são oferecidos está o atendimento clínico veterinário, aplicação de vacinas, exames, cirurgias, unidade de tratamento intensivo (UTI), orientação técnica nas práticas de criação, identificação e controle de natalidade de animais abandonados.

Para o diretor do Hospital Veterinário, professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira, toda a equipe está “empenhada em manter a missão do equipamento para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, em consonância com fundo social da Uece, por meio da prestação de serviços em situação real de trabalho, promovendo o bem estar e saúde dos animais”.

Segundo o diretor da Faculdade de Veterinária, professor José Nailton Bezerra, o equipamento tem serviços acessíveis à população mais pobre. “Tendo em vista que a função precípua do Hospital é atividade didática, os serviços são praticados com taxas a preço popular, possibilitando à vizinhança do entorno o acesso à assistência veterinária de seus animais, contribuindo para minimizar o abandono de cães e gatos em Fortaleza, sobretudo na região da Grande Parangaba”.

O diretor conclui que o HVSBC se constitui em importante instrumento de ensino para a formação de médicos veterinários, possibilitando uma ação de rotina integrada de acompanhamento, diagnóstico e tratamento de enfermidades e, ainda, atuando como centro de referência tanto para a comunidade como para suporte às clínicas veterinárias e para os profissionais autônomos.

Parceria com abrigo de animais

No último dia 13 de junho, alunos do curso de Medicina Veterinária da Uece realizaram um evento para vacinação contra leishmaniose visceral canina (calazar) em animais do Abrigo São Lázaro. A iniciativa faz parte da implantação do projeto piloto de vacinação autorizado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, sendo selecionadas, inicialmente, as cidades de Fortaleza e Brasília-DF. Todos os graduandos que participaram da ação cursam a disciplina Doenças Infecciosas Veterinárias, sob responsabilidade da professora Salette Santiago.

São aplicadas três doses em cada animal, divididas em intervalos de 21 dias entre elas. Antes da vacinação, os estudantes realizaram o teste rápido DPP, método de triagem para o diagnóstico da leishmaniose visceral canina.

Uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o laboratório CEVA permite a vacinação de 800 animais, em média, contra a leishmaniose, causada por um protozoário flagelado do gênero Leishmania, transmitido pela picada de fêmeas de Lutzomyia longipalpis, conhecido como mosquito-palha. Ele se reproduz em materiais orgânicos e úmidos.

“A ação, além de favorecer o treinamento técnico dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, permitiu uma visão mais humanística por parte dos acadêmicos, mostrando o papel do Médico Veterinário na Saúde Única, com responsabilidade imprescindível junto à sociedade, zelando tanto pela saúde e bem-estar animal, como pelo controle e prevenção de zoonoses”, ressaltou a professora Salette Santiago.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está entre os cinco países onde residem 90% dos casos de leishmaniose do mundo. A cidade de Fortaleza registrou 87 casos humanos com oito óbitos e 5.101 casos caninos em 2016. A Capital foi escolhida devido às políticas públicas adotadas pela Célula de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com atividades de prevenção, controle e educação desenvolvidas na área.

Pós-Graduação em Ciências Veterinária tem nota 6 na Capes

A reitoria da Uece e a direção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) comemora pela 3ª vez consecutiva, a confirmação da nota “6” na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superor (CAPES), que no último dia 20 de setembro, divulgou o resultado. A nota 6 (em uma escala de 2 a 7) coloca o PPGCV entre os melhores Programas de Pós-Graduação (PPGs) na área de Medicina Veterinária.

Na conjuntura atual dos Programas de Pós-Graduação na área de Medicina Veterinária, após a divulgação da avaliação (2013-2016), verifica-se que a Uece apresenta a melhor colocação entre todos os Programas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, entre os programas de notas 6 e 7, é o único que está fora do eixo Sudeste e Sul. Este resultado deixa todos aqueles que fazem o PPGCV (docentes, funcionários e discentes), certos de terem desenvolvidos grandes trabalhos.

A Coordenação do PPGCV conta com total apoio da diretoria da Faculdade de Veterinária (FAVET) e pela Administração Superior da Uece.

Atualmente o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias tem matriculados 40 alunos de Doutorado e 42 de Mestrado. A Uece já outorgou aproximadamente 134 Doutores e Diplomou 384 Mestres na área das ciências veterinárias.

Laboratórios ligados ao PPGCV:

Laboratório de Carcinicultura (LACAR); Laboratório de Doenças Parasitárias (LABODOPAR);
Laboratório de Estudos Ornitológicos (LABEO); Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR); Laboratório de Imunologia e Bioquímica Animal; Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (LAMOFOPA); Laboratório de Nutrição e Produção de Ruminantes (LANUPRUMI); Laboratório de Química de Produtos Naturais (LQPN); Laboratório de Reprodução de Carnívoros (LRC); Laboratório de Reprodução Suína e Tecnologia de Sêmen (LABSUIS); Laboratório de Tecnologia do Sêmen Caprino e Ovino (LTSCO); Laboratório de Virologia (LABOVIR); Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Inovação – UPTBI; Laboratório de Histologia/Grupo de Pesquisa em Morfologia Experimental e Comparada (MEC); Laboratório de Patologia Clínica Veterinária (LPVC).