SPS realiza II Encontro Estadual de Vigilância Socioassistencial

24 de junho de 2019 - 10:27 # # # #

Ascom SPS

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza nas próximas terça (25) e quartas-feiras (26), em Fortaleza, o II Encontro Estadual da Vigilância Socioassistencial. O objetivo é orientar gestores e trabalhadores da política de assistência social sobre o preenchimento correto do sistema online do Censo e Mapa de Risco Pessoal e Social (Cemaris 2019). O encontro acontece no Hotel Plaza Praia Suites e a abertura contará com a presença da titular da SPS, Socorro França.

A coordenadora do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no Ceará, Célia Melo, informa que o preenchimento adequado do Cemaris é essencial para a identificação da real situação de vulnerabilidade e risco social que incidem sobre famílias e indivíduos da capital e do interior cearense. Além disso, o Censo possibilita identificar e avaliar tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial no Estado e no País.

“É a partir da produção, sistematização e análise destas informações que são planejadas as políticas públicas de assistência social à população que mais precisa”, explica Célia Melo. Ela destaca que quanto mais aperfeiçoados forem os sistemas de identificação de demandas e os trabalhos, maior será a capilaridade das ações e dos serviços socioassistenciais.

Experiências exitosas

No encontro, serão certificados os melhores trabalhos em vigilância socioassistencial realizados por 17 municípios cearenses, na 1ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial. Os municípios que se destacaram foram Fortaleza, Maracanaú, Russas, Iguatu, Morrinhos, Cruz, Marco, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, Ibiapina, Caucaia, Jijoca de Jericoacoara, Aratuba, Quixeré, Ererê, Juazeiro do Norte e Ocara.

Serviço

II Encontro Estadual da Vigilância Socioassistencial

Data: 25 e 26/6

Hora: A partir das 9h

Local: Hotel Plaza Praia Suítes, Rua: Barão de Aracati, 94 – Praia de Iracema