Centro Dragão do Mar realiza Programação Especial de Férias com o tema “Liberdade para Pensar, Brincar e Sonhar”

26 de junho de 2019 - 12:03 # # # #

Ascom do Instituto Dragão do Mar
Alan Taissuke, - Foto

No mês de Julho, o Centro Dragão do Mar, a Escola Porto Iracema das Artes e a Aceleradora de Projetos Artísticos, Porto Dragão (antigo Sesc Iracema), oferecem mais de 50 programações para diversos públicos

Uma intensa programação de férias está sendo realizada pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola Porto Iracema das Artes e Aceleradora de Projetos Culturais Porto Dragão. São mostras de cinema, seminários, conferências, oficinas artísticas, aulas abertas, festival de música e exposições que prometem apresentar e discutir o cenário cultural contemporâneo de maneira crítica e criativa. “Entendemos que as férias são um momento excepcional para o cearense e para as pessoas que visitam nosso estado. Então, convidamos os jovens, universitários, professores, profissionais liberais para momentos de lazer, sociabilidade e reflexão sobre questões contemporâneas do nosso país e do mundo. Nossa programação está repleta de temas instigantes e é a capacidade de discutí-los por meio da arte que faz do Dragão, ao lado da escola e da aceleradora, lugares especiais, de fluxo intenso de pessoas e ideias”, comenta o antropólogo e presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares.

A programação Liberdade para pensar, brincar e sonhar é realizada em todos os espaços do Dragão do Mar: teatros, museus, anfiteatro, Praça Verde, cinemas, no Teatro B. de Paiva do Porto Dragão (antigo Sesc Iracema) e na Escola Porto Iracema das Artes.

Na abertura da programação, o filósofo húngaro radicado em São Paulo, Peter Pál Pelbart, realiza a conferência O Novo em Tempos de Urgências Sociais e Culturais, dentro da programação do Seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo, realizado em parceria com o Instituto Itaú Cultural, entre os dias 01 e 02 de Julho.

O mês de Julho traz ainda uma novidade para as crianças: a retomada do Dragão das Crianças, programação realizada sempre aos domingos, na Praça Verde, com brincadeiras, desenho, pintura, apresentação de quadrilhas juninas, oficina de brinquedos e novidades como o cinema ao ar livre (Cine Miau) e a estreia da faixa infantil no Cinema do Dragão que passa a ocupar permanentemente o horário das 15h, aos domingos.

De 16 de Julho a 20 de Julho, grandes músicos da cena instrumental brasileira como Guinga (RJ), Amaro Freitas (PE) e Arismar Espírito Santo (SP) sobem aos palcos do Centro Dragão do Mar, durante o Festival Pôr do Som de Música Instrumental. Os artistas cearenses Nonato Lima, Ivan Timbó e Stênio Gonçalves também se apresentam lançando discos inéditos dentro do Festival. A programação composta por (9) nove apresentações e uma (1) Jam Sessions é toda gratuita. Além dos shows, será realizado o seminário: Um novo Olhar sobre a Música Instrumental Cearense: Políticas e Conexões, com participação de Inti Queiroz (USP) e Esdras Nogueira (BSB- Música Transforma) e Paulo Vitor (Plataforma Sinfonia do Amanhã), Alfredo Barros (Uece). Dia 17 e 18 de Julho, no Auditório do Dragão, às 14h.

No Cinema do Dragão, os destaques vão para o diretor pernambucano Marcelo Gomes que irá apresentar e debater seu novo documentário Estou me guardando para quando o carnaval chegar, no dia 09 de Julho; a Mostra Esperei para Ver no Dragão, que traz filmes inéditos no Ceará, como Estação Diabo (Filipinas, 2018) e Um Elefante Sentado Quieto (China, 2018), este último com quase quatro (04) horas de duração; e a Mostra Itinerante Prêmio Pierre Verger de Filmes Etnográficos, com 36 curtas-metragens de todo o país.

Nas artes cênicas, um panorama do teatro cearense contemporâneo deve ser apresentado durante o Festival de Artes Cênicas Cena Ceará, a partir de 03 de Julho. Os clássicos do teatro brasileiro Navalha na Carne (Nelson Rodrigues) e Quando as Máquinas Param (Plínio Marcos) são encenados pelo Grupo Imagens de Teatro, no Teatro do Dragão, nos sábados 13, 20 e 27 de Julho.

No Porto Iracema, a série de aulas abertas Paulo Freire à Bombordo farão ao longo de quatro encontros releituras e conversas sobre a obra de um dos maiores educadores do Brasil. A cineasta belga Agnés Varda também ganha mostra especial com 13 sessões gratuitas, seguidas de debate, ao longo do mês. É o Circuito Merci, Varda! Imperdível!

Serviço:

Férias no Dragão: Liberdade para Pensar, Brincar e Sonhar
Período: de 01 a 31 de Julho de 2019
Local: Centro Dragão do Mar, Porto Dragão (antigo teatro do sesc), Escola Porto Iracema das Artes