Semifinalistas do Programa Jovens Embaixadores 2019 participam de imersão cultural em Brasília

28 de junho de 2019 - 12:37 # # #

Ascom Seduc
Arquivos pessoais Fotos

Estudantes cearenses que foram semifinalistas do programa Jovens Embaixadores 2019 participarão do English Immersion Program (EIP), iniciativa promovida pela Embaixada dos Estados Unidos que reúne jovens de todo o Brasil para uma semana de imersão intensiva na cultura e língua norte-americana. Ao todo, seis alunos das redes públicas estadual e federal do Ceará viajarão a Brasília (DF) neste domingo (30) para participar da experiência.

Lorena Bezerra Lima Colares, da EEM João Barbosa Lima (Itaiçaba), Yara Hellen Firmo Gomes, do Instituto Federal do Ceará (Juazeiro do Norte), Brenda Maria Silva Sousa, Erika Cavalcante de Morais e Ricardo Sampaio Mendes, EEEP Juarez Távora (Fortaleza) e Graziely Ketlen de Souza Gomes, da EEEP Paulo VI (Fortaleza), vivenciarão uma troca cultural por meio do desenvolvimento de atividades focadas nas habilidades sociais em geral.

Além de terem a oportunidade de conhecer a capital do Brasil, os jovens participarão de um cronograma intenso que envolve aulas de língua inglesa, cultura e história norte-americana e outras atividades de trabalho em equipe, autoconhecimento e liderança.

“O que espero do EIP é uma experiência que me traga novas vivências e construa uma nova parte de minha visão de mundo. Espero aproveitar cada momento e voltar de lá diferente, com maior espírito de participação e liderança, inspirada e com projetos inovadores para executar na comunidade”, conta Yara Hellen, estudante da 3ª série do Ensino Médio. “Também espero vivenciar a cultura americana e a formação da amizade entre os participantes, interagindo com pessoas de diversos locais”, complementa.

Alexsandra Victória Ferreira Dos Santos, que participou na iniciativa no ano passado, diz que o programa lhe permitiu conhecer a cultura norte-americana mesmo sem sair do país, além de conhecer pessoas que considera incríveis. “As experiências e o escambo cultural do projeto me são de extrema importância, inclusive em meu curso superior”, observa.

Anualmente, mais de 100 jovens da rede pública participam da ação. Ao final do programa, eles se tornam “Young Leaders” e começam a fazer parte da U.S – Brazil Exchange Alumni (USBEA),