Atletas Cearenses participam do Camping Escolar Paralímpico 2019

1 de julho de 2019 - 14:13 # # # #

Ascom Sejuv

Essa é a segunda vez que os esportistas são convocados para participar do momento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Cinco paratletas Cearenses, representantes da Associação D’eficiência Superando Limites (Adesul), estão participando da segunda fase do Camping Escolar Paralímpico 2019. O evento que acontece desde o dia 25 de junho e continua até o dia 3 de julho, está sendo realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Antônio Carlos Pereira Rocha, Juan Pablo Fernandes Cruz e Victor Hugo Oliveira da Silva são atletas do Futebol de 5, e Ana Clara Rolim de Carvalho e Fabiane Oliveira de Araújo são atletas da Natação.

Até o final do certame, 98 atletas com idade entre 12 e 17 anos, que foram destaque nas Paralimpíadas Escolares de 2018, participam dos treinamentos com o intuito de proporcionar um contato real com a rotina de um competidor de alto rendimento.

Na primeira etapa, que aconteceu no fim de janeiro deste ano, os atletas passaram por testes e avaliações, treinos especializados para melhoria de suas performances, além de palestras com técnicos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e atletas profissionais. Para esta etapa a intenção é de que eles mostrem progresso e apresentem resultados melhores nas avaliações do que o que tiveram na primeira fase.

O objetivo principal deste evento é preparar os atletas para que em 2024 ou em 2028 eles possam representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos.

Camping Escolar Paralímpico 2019

É um projeto que foi lançado em 2018, pelo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que tem como objetivo selecionar, condicionar, treinar e acompanhar os atletas – de 12 a 17 anos – nas modalidades desenvolvidas nas Paralimpíadas Escolares, proporcionando aos mesmos treinamentos intensivos e de alto rendimento.

Esta é a segunda edição do Camping Escolar Paralímpico. Ano passado, as modalidades foram atletismo e natação. Na edição deste ano, foram acrescentadas as seguintes modalidades: bocha, basquete em cadeira de rodas, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.