Seduc e Assembleia Legislativa selecionam alunos participantes de concurso de soletração “Ao Pé da Letra”

1 de julho de 2019 - 10:14 # # #

Ascom Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) e a Assembleia Legislativa realizam a primeira edição do concurso de soletração “Ao Pé da Letra”. Lançada no último dia 24, a iniciativa é destinada aos alunos da 1ª série do Ensino Médio das unidades escolares da Rede Pública Estadual do Ceará. Na sexta-feira (28) ocorreu a seleção dos 16 participantes para a etapa estadual do concurso, que será exibida no programa de televisão Ao Pé da Letra. A atração entrará na grade da TV Assembleia no segundo semestre deste ano.

O concurso é constituído de quatro fases: 1- Escolar (aluno da 1ª série do EM com melhor desempenho em língua portuguesa no 1º bimestre); 2 – Regional (aluno que representará sua Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) / Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor); 3 – Macrorregional (selecionados dois alunos por macrorregião, totalizando 16 finalistas que seguirão para a quarta fase, a Estadual (de caráter eliminatório e classificatório, será definida durante as competições na TV, entre os meses de setembro e outubro de 2019).

As finalistas de Fortaleza, por exemplo, são as estudantes Adrícia Peixoto, da Escola Profissional Mário Alencar, e Tainá Oliveira Franco, da Escola Profissional Leonel Brizola.

Para Adrícia, é muito gratificante poder representar os jovens fortalezenses em um concurso como esse, já que é de grande importância a valorização do estudo da língua portuguesa. “O meu resultado é reflexo de uma preparação bem dinâmica, baseada em leitura diária, estudo da língua e suas regras gerais e alguns momentos de soletração com o apoio de meus professores”.

Tainá Oliveira considera a leitura uma grande diversão. “O concurso é uma forma de incentivo à aprendizagem, e me faz cada vez mais buscar conhecer a Língua Portuguesa, além de me ensinar a lidar com o nervosismo e a ansiedade. É também uma forma mais dinâmica e leve de aprender, despertando o interesse dos jovens”.

A ação tem como finalidade estimular os bons hábitos de leitura, a ampliação do vocabulário dos estudantes em língua portuguesa e a participação em atividades de produção de conhecimentos.

Durante o lançamento do Programa Ao Pé da Letra, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto, disse que o Concurso tem como objetivo incentivar o estudo da língua portuguesa. “Nossa ideia é estimular o aluno não só a ganhar um prêmio físico. O jovem já é inquieto por natureza, se você direciona essa inquietude para o conhecimento, quem sabe a gente vai descobrir nesse processo todo pessoas que são talentos em Português”, explicou.

Conforme a secretária da Educação, Eliana Estrela, a iniciativa da Assembleia vai ao encontro da ideia de protagonismo que a pasta defende para a juventude cearense. “Esse programa vem para contribuir com a aprendizagem dos nossos alunos”, disse, lembrando ainda do interesse da Seduc em articular uma parceria futura com a AL para estimular o aprendizado de línguas estrangeiras.

Os três primeiros colocados no Concurso serão premiados. O vencedor receberá um notebook, o segundo colocado receberá um tablet e o terceiro será premiado com um telefone celular.

Conheça os 16 Finalistas da Rede Pública Estadual de Ensino Cearense

Confira o resultado